Nacional

Afinal, quais as diferenças entre a vaca e o cavalo?

Serão estes dois herbívoros assim tão diferentes?

Serão estes dois herbívoros assim tão diferentes?

A polémica começou no início do mês quando se descobriu a fraude de uma empresa francesa que trocou carne de vaca por carne de cavalo, em refeições pré-cozinhadas e comercializadas. Apesar da acesa discussão, a carne equina não faz mal à saúde e o seu consumo está legislado. O que está aqui em causa é um crime económico, porque o consumidor está a pagar um preço mais alto por um produto mais barato. Coloca-se, ainda, o problema de violação das leis de rotulagem, que devem apresentar a composição exata dos alimentos. Mas afinal, que diferenças existem entre a vaca e o cavalo?

Ao contrário do que muitos pensam a carne equina é mais saudável do que a de vaca. Mais nutritiva, rica em ferro, proteínas, mais magra e rica em ómega 3.

José Corigo trabalha no ‘Talho Lv’ da Morais Soares, em Lisboa. Garante que “a carne de cavalo é melhor porque é um animal mais limpo, que come ração e não bebe água contaminada, por exemplo. É uma carne mais escura mas bem mais tenra do que a de vaca.”

Apesar disso, a maior parte das pessoas não consome esta carne. Uma questão que é também educacional. “Os mais idosos foram habituados a comer carne de cavalo, porque, antigamente, havia em maior quantidade e era mais barata. Mas não é só uma questão de preço, muitos médicos aconselhavam esta carne para curar certo tipo de doenças”, acrescentou o talhante José Corigo.

Hoje em dia, o quilo de carne bovina ronda os 10 euros, mais 4 do que a de cavalo que, em média, custa 6 euros por quilo.

Na Áustria, por exemplo, a carne equina é considerada gourmet mas, em Portugal, abatem-se pouco mais de três mil cavalos por ano.

 

Como cozinhar carne de cavalo?

Além de talhante, José Corigo carrega consigo o gosto pela culinária, e deixou a dica: “esta carne é ideal para grelhar com sal, mais do que o habitual porque é uma carne adocicada, e uns dentinhos de alho, não é preciso mais nada. É ótimo e saudável.”

Patrícia Silva

1 thoughts on “Afinal, quais as diferenças entre a vaca e o cavalo?

  1. Pingback: Carne de cavalo em Portugal | Clic_Etic_

Deixe um comentário