Lisboa num só dia

Bairro Padre Cruz:Uma pequena aldeia distante da cidade

Boas vindas- r.Lima

O Bairro Padre Cruz, situado em Carnide, é o maior bairro social da península ibérica. Tem atualmente cerca de 6 mil habitantes e é um bairro que desde a sua criação, em 1959, ja sofreu inúmeras modificações e constantes mudanças, quer na sua estrutura, quer nas suas gentes, culturas, hábitos e vivências.

Situado na fronteira com a freguesia da Pontinha e vizinho do bairro da Horta Nova, o Bairro Padre Cruz começou por ser um bairro completamente construído em lusalite, com casas em condições precárias, mas que duraram mais de 40 anos.

Em 1961, foi construído o bairro de alvenaria, de forma a receber mais 917 famílias. Nasceu então uma autêntica aldeia branca na cidade de Lisboa. Na década de 90 e com a necessidade de realojar os habitantes de Campolide (despejados devido à construção do Eixo Norte-Sul), foram construídos blocos de prédios em massa, e a população do bairro aumentou exponencialmente  Paulo Quaresma, presidente da junta de freguesia considera que, na altura, “esta situação poderia ter originado um verdadeiro barril de pólvora, e só não originou porque há um enorme envolvimento comunitário e as pessoas são todas de bem.”

Uma imagem que se mantém até hoje…

1 lusalite9

Bairro lusalite

1 bairro em construçao

Construção do bairro de alvenaria

2.1962 bairro em constrcao2

Construção do bairro de alvenaria

bairro alvenaria degradado

Atual bairro de alvenaria, degradado e à espera do processo de requalificação

atual bairro zona nova

Bairro novo, construído nos anos 90

O bairro, ao olhar de um jovem

Ivan Andrade - 14 Anos

Ivan Andrade – 14 Anos

Estivémos com o Ivan Rafael dos Santos Andrade, um jovem de 14 anos, estudante na escola EB 2/3 do Bairro Padre Cruz que, cheio de vergonha e timidez, nos fez uma pequena visita guiada pelos locais onde passa grande parte do seu tempo.

Ivan é um de tantos outros jovens do Bairro Padre Cruz. Estuda na escola de lá, passa a maior parte do seu tempo na rua, em casa, ou nas associações locais. É uma pequena aldeia perdida na grande cidade de Lisboa, onde as pessoas fazem praticamente toda a sua vida.

Uma alternativa desportiva e social

Projeto "Bola pr'a frenteAssociação Nacional de Futebol de Rua

Projeto “Bola pr’a frente
Associação Nacional de Futebol de Rua

Com ele conhecemos o projeto “Bola pr’á frente” da Associação Nacional de Futebol de Rua, um projeto de cariz sócio educativo que tem acompanhado desde 2009 centenas de jovens do Bairro Padre Cruz.

Os clubes e a sua enorme importância social

A freguesia de Carnide tem milhares de jovens, e felizmente, para dar resposta social e extra-curricular a todos eles, existem várias ofertas de cariz desportivo na freguesia.
No Bairro Padre Cruz existem 2 clubes, e outros 4 da freguesia utilizam as instalações do pavilhão desportivo.

Clube de Futebol os Unidos

Fundado em 1940, os Unidos nasceram no bairro da Quinta da Calçada. Com a demolição desse bairro e o respetivo realojamento de muitos dos habitantes, no Bairro Padre Cruz, as “gentes” do Unidos trouxeram o clube para o bairro, e é atualmente um dos clubes que oferece a prática de futebol de 11 aos jovens. Com altos e baixos, o Unidos teve o seu ponto alto na época de 1977/78, quando defrontou o Vitória de Guimarães para a Taça de Portugal.

interior bar unidos

Interior do bar do Clube de Futebol Os Unidos

Entrevista realizada à atual vice-presidente, Ana Paula Ferreira,  pelo orgão de comunicação da junta de freguesia de carnide em 2012

Grupo Desportivo e Recreativo Escorpiões Futebol Clube

O Grupo Desportivo e Recreativo Escorpiões Futebol Clube nasce em 1976 nas escadas da Rua Rio Mira, e tem a sua sede numa garagem (como era habitual nos clubes nessa altura). É fundado com o objetivo de unir as pessoas e os amigos ao fim do dia para “tomar um copo”.

No entanto, com o aparecer de muitos jovens, a modalidade do futebol de salão, hoje futsal torna-se a bandeira maior de um clube que já teve nas suas fileiras, mais de 400 atletas, incluindo uma classe de ginástica (Juventude Escorpionina) que era, segundo Alfredo Amaral, um dos primeiros presidentes do clube “a menina dos nossos olhos”.

escadinhas rio mira

Escadinhas da Rua Rio Mira, local de fundação dos Escorpiões

placa rua rio mira

Rua Rio Mira – Bairro Padre Cruz

Atualmente os Escorpiões têm equipas de futsal, desde os pequeninos até aos séniores e mantém a sua atividade no bairro.

Entrevista realizada ao atual presidente, Rui Terenas,  pelo orgão de comunicação da junta de freguesia de carnide em 2012.

Para além destes dois clubes, também o Clube Atlético e Cultural, com sede na Pontinha mas campo no Bairro Padre Cruz, o Carnide Clube, o Juventude Horta Nova, e a Associação Desportiva da Quinta da Luz, oferecem prática desportiva aos habitantes do bairro, nas suas diversas modalidades que usufruem do pavilhão desportivo do Bairro Padre Cruz, e do polidesportivo da Escola Básica do Bairro Padre Cruz.

Os hábitos e costumes

A marca de Carnide é uma das mais antigas do circuito de marchas populares da cidade de Lisboa. A primeira marcha realizada foi feita no Bairro Padre Cruz, e orientada por Alberto Artur Mendes, mas como na altura o bairro era ainda mais distante da cidade como era hoje, a marcha foi levada para a freguesia de Carnide e adotou ou seu nome.

Com isto, o Bairro Padre Cruz sempre teve enormes romarias de santos populares, onde as ruas se enchiam de enfeites e onde todos vinham para a rua, partilhando comida, bebida e animação nos festejos.

As gentes

Este bairro é especial a todos os níveis. Todos os dias, a comunicação social passa uma imagem fácil e desinformada sobre as pessoas do Bairro Padre Cruz. “é um bairro social, logo é problemático”, esta é a frase mais fácil de usar. Mas quem passa umas horas passeando e conversando dentro desta pequena aldeia percebe que não é bem assim. Há problemas? Claro! Mas onde não há?

Pelo percurso eu e o Ivan cruzámo-nos com um dos típicos moradores do Bairro, e interrompemo-lo durante o seu convivio junto ao mercado. O mercado é o ponto de encontro da classe masculina, durante o dia. Terminámos a viagem com o Ivan no Centro Cultural, onde falámos com a Maria. A Maria conhece o bairro como se conhece a si própria e já tendo feito inúmeras coisas para a junta e no bairro, hoje é responsável do posto de correios do Bairro Padre Cruz. Todos eles têm a sua visão diferente e especial deste local…

Cultura e educação de mão dada

Nos últimos anos, a junta de freguesia tem feito um esforço enorme para aumentar a oferta cultural e educativa na freguesia e mais propriamente no Bairro. Apesar do abando escolar ainda ser uma preocupação e a pouca adesão, não só dos jovens, mas também dos adultos às iniciativas culturais, surgem nos últimos 20 anos várias infra estruturas e associações que alargam o leque de ofertas à população.

A construção da Escola Aida Vieira e da Escola EB 2/3 do Bairro Padre Cruz, juntamente com o Jardim de Infância do Bairro Padre Cruz, conseguem dar resposta às centenas de crianças que, caso esta oferta faltasse, teriam de se deslocar vários quilómetros para obter oferta educativa.

Na cultura, a passagem do Complexo Multiuosos, hoje denominado Centro Cultural de Carnide, da gestão da câmara Municipal, para a junta de freguesia, foi o maior passo jamais dado no gabinete da cultura local. Hoje a oferta cultural é vasta, a todos os niveis, desde workshops variados, espétaculos quase diários, apresentações, atividades escolares, tudo se pode fazer neste espaço magnífico.

slide-1

Escola EB 2/3 do Bairro Padre Cruz

slide-2

Jardim de Infância do Bairro Padre Cruz

slide-3

Escola Básica Aida Vieira

centro cultural de carnide

Centro Cultural de Carnide

JTJGTzNtJTJGLTBNM1pyU20lMkZvc05ablpzTmprdUZaS1pqJTJGVVNKN25qc1V1Rjd1blpGc1VabkpNLVMlMkZ3bWtaS2ptJTJGVGo3ank0dHp0ZGty

Auditório do Centro Cultural de Carnide

JTJGTzNtJTJGLTBNM1pyU20lMkZvc05ablpzTmprdUZaS1pqJTJGVVNKN25qc1V1Rjd1blpGc1VabkpNLVMlMkZ3bWtaS2ptJTJGVGo3ank2dHp0ZGty

Sala multiusos do Centro Cultural de Carnide

Bairro Padre Cruz nos media

Em Fevereiro, a junta de freguesia de Carnide exibiu no auditório Natália Correia do Centro Cultural de Carnide um documentário sobre o Bairro Padre Cruz. Este filme teve em dia de estreia mais de 600 espetadores.

Veja aqui o trailer

À espera de um novo bairro

O Bairro Padre Cruz iniciou em 2012 um processo de requalificação. As casas de alvenaria vão ser demolidas num processo que poderá demorar mais de 20 anos. Serão construídos novos lotes, e várias infraestruturas de apoio à comunidade. A preocupação geral reside no possível desleixe que as pessoas residentes nas casas que irão ser demolidas possam dar às suas habitações por saberem que um dia terão uma casa nova. A junta de freguesia tem tido um papel fundamental neste processo.

Este é provavelmente mais um bairro diferente de todos os outros, mas que pelas suas gentes, costumes e atividades, é sem dúvida, um bairro muito especial.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s