Internacional

Nove alpinistas estrangeiros mortos a tiro no Paquistão

O ataque foi feito por grupo de homens armados contra um hotel situado perto de Nanga Parbat. 

Nove alpinistas estrangeiros e um guia paquistanês foram mortos a tiro, no sábado na montanha de Nanga Parbet, no norte do Paquistão. As informações foram avançadas pelo gabinete do primeiro-ministro do país.

De acordo com a mesma fonte oficial, citada pelo jornal Público, os turistas que estavam nos Himalaias Paquistaneses vinham da China, Ucrânia e Rússia. O ataque foi feito por um grupo de homens armados, contra um hotel que fica perto de Nanga Parbat –onde se situa uma das 14 montanhas com mais de 8000 metros de altitude.

O guia que acompanhava os alpinistas estrangeiros é a décima vítima. A AFP, cita um responsável da polícia local, Mohammed Naveed.

Naveed disse que assim que se soube do atentado, foram enviados helicópteros para o local para recuperar os corpos. Foi aberta uma investigação para tentar encontrar os responsáveis. Todas as entradas e saídas para aquela região foram fechadas.

Apesar dos conflitos na região, este ataque contra turistas foi considerado inédito. Nawaz Sharif, primeiro-ministro, condenou o atentado que, aconteceu numa zona onde não costumam existir ataques de islamitas radicais, que há anos estão em guerra com as autoridades paquistanesas. Nos últimos seis anos, estima-se que tenham morrido 6000 pessoas neste tipo de ataques em todo o país.

“Estes actos cruéis e desumanos não podem ser tolerados e faremos todos os esforços para que o Paquistão possa ser um lugar seguro para os turistas”, refere o comunicado de Nawaz Sharif, que entrou em funções há apenas algumas semanas.

“É uma zona isolada nas montanhas. Não há qualquer ligação rodoviária e só é acessível a cavalo ou a pé”, certificou o chefe do governo provincial, Syed Mehdi Shah, em declarações à Geo TV, garantindo que a região continua a ser segura para turistas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s