Nacional

Universidades: menos 800 mil euros em apoios sociais

Os orçamentos dos serviços de Ação Social (SAS) de 2013 sofreram um corte de quase 800 mil euros. O jornal i analisou os mapas da Direção-Geral do Orçamento (DGO) e avançou, esta sexta-feira, com a informação.

Universitários são os prejudicados (Fotografia: jpr.c2com.up.pt)

Universitários são os prejudicados
(Fotografia: jpr.c2com.up.pt)

Em 2013, o orçamento dos serviços politécnicos sofreram um corte de 608 mil euros e as Universidades de 151 mil. No total, são quase menos 800 mil euros em apoios sociais.

Estes números foram, esta sexta-feira, avançados pelo jornal i que analisou os mapas da Direção-Geral do Orçamento (DGO). De acordo com o jornal, as universidades e os politécnicos vão ter um total de 65,3 milhões de euros para gastar em ação social este ano. Este valor não inclui as universidades de Aveiro, Porto e o ISCTE, porque têm estatuto de fundação e os seus números nãos constam deste mapa.

O novo corte no Orçamento Retificativo (OR) dá menos 161.614 euros do que estava inicialmente previsto. No entanto, o i comparou os valores com 2012 e concluiu que a redução ascende a 800 mil euros.

A Universidade de Coimbra e o politécnico de Leiria são os que sofreram maiores cortes em relação ao Orçamento previsto para este ano. Comparando com o ano passado, a Universidade Nova de Lisboa, de Coimbra e Évora foram as que mais ficaram a perder.

Este ano, segundo a Direção-Geral do Ensino Superior, foram atribuídas mais de 58 mil bolsas a estudantes do ensino superior público e privado. Dos 88.567 requerimentos, 29.448 foram indeferidos.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s