Nacional

Concorrência pode investigar a fusão da Zon e Optimus

A Autoridade da Concorrência está a analisar a fusão entre a Zon e a Optimus, e pode demorar até meados de outubro, já que o regulador deve avançar com uma investigação mais profunda à operação de fusão. Os analistas defendem que este atraso pode prejudicar as acções da Zon.

A Autoridade da Concorrência (AdC) deve avançar com uma investigação aprofundada à fusão entre a Zon e a Optimus, que, na prática, dá mais 90 dias ao regulador para analisar a operação, adianta o Diário Económico. Se a decisão for tomada apenas em meados de outubro, a conclusão do negócio é também adiada.

A decisão da AdC poderá ter um impacto “neutral a negativo” na evolução das acções da Zon, admitiram os analistas do BPI, numa nota de “research” publicada hoje. “Acreditamos que o mercado estava a alimentar a expectativa de uma solução mais célere para a fusão e, por isso, possa reagir negativamente a esta notícia”, alerta a análise. Ainda assim, a expectativa do BPI aponta para que a operação “seja concluída antes do final deste ano”.

Ao ser feita uma investigação aprofundada à fusão entre os operadores de telecomunicações, a entidade liderada por Manuel Sebastião ganha mais 90 dias para analisar a operação, prazo que pode ser usado apenas em parte, em função das necessidades da AdC. Por outro lado, a contagem do prazo é suspensa sempre que são feitos pedidos de informação, o que, no limite, pode alargar ainda mais o tempo limite para a Concorrência tomar uma decisão final sobre a fusão da Zon e da Optimus.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s