Nacional

Ministério não altera data do exame de Português

O ministro da Educação, Nuno Crato, mantém a data do exame de português porque os Sindicatos não se comprometeram a acabar com as greves. Depois de várias horas de negociação, esta sexta-feira, não houve acordo.

Greve vai prejudicar alunoos do 12º ano (Fotografia de: www.acessenoticias.com.br)

Greve vai prejudicar alunos do 12º ano
(Fotografia de: http://www.acessenoticias.com.br)

Os alunos do 12º ano continuam no meio de uma guerra entre o Governo e os sindicatos. O exame de Português está marcado para a próxima segunda-feira, dia 17, e o ministério vai manter essa data.

Segundo o Público, foi esta a decisão que resultou de mais um dia de negociações convocadas pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), esta sexta-feira.

A Federação Nacional da Educação (FNE) e a Federação Nacional de Professores (Fenprof) garantiram que não marcariam novas greves se o exame de Português, marcado para dia 17, e o de Matemática do 6º e 9º ano, marcados para dia de greve geral, 27 de junho, fossem adiados para outras datas.

O Ministério não aceitou a proposta. Nuno Crato não tem, ainda, uma nova data para os alunos que na segunda-feira não consigam fazer exame. “Conforme o que se verificar”, diz o ministro.

O que devem fazer as escolas

Na segunda-feira, as escolas têm de apresentar aos alunos a prova de Português, mesmo que a greve dos professores impeça a realização do exame nacional numa sala, a prova deverá ser realizada nas restantes salas do mesmo estabelecimento de ensino, esclareceu o Público.

Se os professores que recebem os sacos com os enunciados das provas não estiverem presentes, deverão ser os diretores a fazê-lo e, caso faltem, também, elementos do secretariado de exames, devem distribuir as provas pelas salas e entregá-las aos professores vigilantes.

Patrícia Silva

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s