Nacional

Professores em greve a partir de hoje

Sindicatos e Governo não chegaram a acordo. Os professores começam, esta sexta-feira, dia de avaliações, um período de greve que, à partida, termina no final da próxima semana. Mas os docentes já ameaçaram que podem vir a prolongar a paralisação.

Professores podem prolongar as greves (Fotografia de: veja.abril.com.br )

Professores podem prolongar as greves
(Fotografia de: veja.abril.com.br )

Os alunos estão no meio de uma luta entre docentes e Ministério da Educação, que dura há já algum tempo.

Nenhuma das tentativas de negociação ou reuniões foram bem sucedidas, nem mesmo o último encontro que terminou há algumas horas, na noite desta quinta-feira.

Os professores ameaçam prolongar as greves e, neste momento, os alunos não sabem como vão ser avaliados e se vão ou não conseguir realizar os exames nacionais.

Reivindicações dos professores

A mobilidade especial, que começa a ser aplicada em fevereiro de 2014, e o alargamento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais são as principais reivindicações dos professores que temem que estas medidas façam crescer o número de desempregados.

Segundo o Público, o Ministério da Educação e Ciência disponibilizou-se, nesta quinta-feira, a “criar condições especiais” para adiar, até 2015, a aplicação da mobilidade especial. Os sindicatos recusaram a proposta.

Ministério e professores não chegaram a acordo, o período de greve que começa hoje deverá terminar a 14 de junho. Para o dia 17 deste mês, dia dos primeiros exames nacionais, está marcada uma greve geral.

O ministro da Educação, Nuno Crato, afirmou estarem a ser feitos todos os esforços para garantir serviços mínimos no dia 17, para que os alunos não saiam prejudicados.

Patrícia Silva

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s