Internacional

Asteróide Gigante com lua própria passou perto da Terra

Este asteroide foi avistado pela primeira vez em 1998, em Massachusets (Fonte:portaldossegredos.blogspot.com)

Este asteroide foi avistado pela primeira vez em 1998, em Massachusets
(Fonte:portaldossegredos.blogspot.com)

O planeta terra viu esta noite o asteróide gigante 1998 QE2 passar perto da sua rota. De acordo com a NASA esta grande pedra do espaço passou a 5.8 milhões de quilómetros da Terra, sendo possível ser avistada através dos telescópios espaciais.

Estima-se que este objecto espacial volte a passar perto do nosso planeta em 2028, mas a uma distância maior, os cientistas prevêem que o asteróide passe a mais de 73 milhões de quilómetros.

A passagem deste asteróide gigante foi importante para os cientistas, já que esta foi, até hoje, a passagem mais próxima da terra que o objecto espacial fez da terra, tendo sido a oportunidade de os cientistas captarem imagens do asteróide.

A NASA salienta ainda que o 1998 QE2 só voltará a passar tão perto do planeta terra daqui a dois séculos.

O asteróide gigante 1998 QE atravessou os céus durante um curto espaço de tempo, às 22horas em Portugal Continental, e foi visível em toda a Costa leste dos Estados Unidos.

Este acontecimento teve não só importância científica, como também governamental, de acordo com o Jornal de Noticias, o governo norte-americano pensar utilizar este avistamento como motivo para convencer o congresso da “necessidade de atribuir fundo para vigilância de objectos espaciais que se aproximem do planeta”.

Asteróide 1998 QE2

Este asteróide tem um porte de 2.7 quilómetros de diâmetro e foi descoberto pelo programa Lincoln a 19 de agosto de 1998, em Massachusets, Novo México, tendo sido descoberto recentemente de que este asteróide é acompanhado de um lua.

Este objecto espacial nunca foi visto a olho nu, sendo só possível vê-lo através de telescópios de grande porte, já que o brilho do objecto espacial era de magnitude 11. De acordo com a NASA a magnitude de brilho visível a olho nu varia entre a magnitude 1 e 6.

Os cientistas estimam que a distância que o asteróide esteve ontem da terra, equivalha a 15 viagens entre o planeta Terra e a Lua.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s