Tecno

Oceanos livres de plástico vai ser possível

A invenção é de um jovem holandês, estudante de engenharia, Boyan Slat, que desenvolveu um projecto de uma máquina que será capaz de limpar mais de 7 milhões de toneladas de plásticos dos oceanos.

O jovem de 19 anos, baptizou a máquina de Ocean Cleanup Array (OCA), e é uma estrutura que funciona como se fosse um filtro gigante, que seria posicionado em pontos-chave dos oceanos, onde existe uma maior concentração de lixo, sendo capaz de recolher todo o material flutuante. Depois da recolha feita pelo OCA, uma equipa recolhe a estrutura e separa a vida marinha do plástico. E como o lixo recolhido fica em contacto com a água, a fauna marinha permanece segura, mesmo sendo recolhida. O plástico recolhido será reencaminhado para centros de reciclagem.

Segundo Boyan Slat, esta invenção é capaz de limpar os oceanos num período de 5 anos, deixando os mares completamente livres e limpos dos plásticos flutuantes e eliminaria também a ilha de lixo que existe no Oceano Pacífico.

Veja a explicação de Boyan Slat acerca da sua invenção numa Conferência TED:

 

Quando estará esta invenção disponível e em total funcionamento, ainda não se sabe. Mas esperemos que seja num futuro próximo, já que a poluição em certos locais continua a aumentar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s