Púlpito

Quem quer ser empreendedor?

Empreendedorismo é o que se fala. É disso e do Martim, tanto foi o alarido à volta do jovem empreendor que confrontou a doutora em direto na televisão.

Mas afinal o que é ser empreendor? Dizem os especialistas que é “aproveitar as oportunidades, nos tempos de crise, para criar o próprio emprego e a sua forma de negócio”. Ora bem, diga-se de passagem, isto significa: atirem-se de cabeça, e seja o que Deus quiser.

O que eu pergunto é, quantos não serão os Martins da vida que já tentaram criar os seus próprios negócios e foram fracassados? Correndo o risco de ser criticado afirmo: talvez não tantos quanto se abana por ai..
São milhares os jovens que nos dias que correm terminam os cursos e esperam pelo “emprego” como se fosse uma obrigação alguém lhes dar, achando que basta “entregar curriculuns” é suficiente para ser contratado por uma qualquer empresa. Errado!
Já nem falo nos que exploram a Segurança Social, vivendo à custa de subsídios de desemprego, por terem trabalhado um ano e meio, numa loja qualquer. Falo dos recém licenciados que, acham que o Estado tem obrigação de dar trabalho a todos os que aparecem de canudo na mão.

E no final de todos esses milhares, quantos querem realmente trabalhar? Quantos estão dispostos a fazer sacrifícios, ganhar pouco, deslocar-se da sua área de residência, por um trabalho? É que os nossos pais também tiveram de o fazer, e nenhum deles ficou pior pessoa por causa disso. Nós fomos mal habituados. Somos uma geração mal habituada.

Com tudo isto não quer dizer que não há jovens empreendedores. Há, e muitos, felizmente! Ou se calhar não são muitos, mas os que são, são bons. Valha-nos isso. Haja esperança…

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s