Fora do jogo

O futuro das Power Stages do WRC

Já lá vai um tempinho em que FIA não alterava nada no formato do World Rally Championship (WRC), algo que volta outra vez a acontecer. Desta vez foi as Power Stages, aquelas míticas etapas que nos últimos tempos têm dado pontos extra aos 3 primeiros classificados daquele troço.

Que pelos vistos vai deixar de ser, e vai passar a ser uma espécie de meias finais para decidir vários postos da classificação, ou seja, o 8º e 7º lugares competem pelo 7º posto, o 5º e o 6º pelo 5º, o 4º e 3º pelo 3º e os dois primeiros lutam assim pelo primeiro lugar do rali.

Nesta perspectiva o piloto que lidere as provas todas do rali, nunca vai ter o rali dado como ganho até disputar a Power Stage, algo que me faz concordar com a frase: “Iss

Power Stages passam a ter um formato novo (Fonte:citroen.com)

Power Stages passam a ter um formato novo
(Fonte:citroen.com)

o parece muito estúpido”, dita pelo piloto da Citroën, Mikko Hirvonen.

Por mais que a FIA e a direção do WRC queiram mais espectadores, não será de certeza assim que o vão conseguir. Porque será ridículo um piloto cansar-se psicologicamente  e fisicamente em 3 dias de prova, alcançar o posto mais desejado do rali e chegar à Power Stage e perder o troço, e a prova toda, mesmo que tenha tido uns largos minutos de avanço ao longo do rali.

Acredito até que o desporto motorizado ficava a ganhar se apostasse no que se  fez em Portugal, realizar uma prova externa entre os pilotos que quisessem, como por exemplo o WRC FAFE RALLY SPRINT, é uma prova que não entra para as contas do titulo mas que dá mais espetáculo à prova, dado aos pilotos a conhecer o tipo de terreno que vão encontrar dias depois, e aos espectadores uns bons momentos para assistirem ao que mais gostam, sem prejudicar qualquer piloto na prova.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s