Nacional

Quebra de 51,7% dos lucros da PT

Recuo de 52% baixa os lucros da PT para 26,7 milhões de euros, após queda no valor das acções da operadora de telecomunicações.

A quebra nos lucros da PT deve-se a uma queda nos negócios internacionais e de empresas, tanto em Portugal como no estrangeiro, penalizando os resultados do grupo entre Janeiro e Março deste ano. No primeiro trimestre, os lucros da operadora caíram 51,7%, para 26,7 milhões de euros, relativamente ao mesmo período de 2012.

Segundo os resultados publicados hoje pela Pt e citados pelo jornal Público, as receitas recuaram 9,5%, perdendo 163 milhões de euros, comparando com o ano passado.

Em Portugal a quebra foi de 6,8%, com o recuo nas receitas de 634,4 milhões de euros, tanto nos serviços a prestadores, como nos segmentos de empresas e pessoal. O recuo nos lucros é explicado pela PT com a diminuição de receitas no mercado externo (onde 58,7% do total são representados pelos activos internacionais) e o impacto da desvalorização do real brasileiro face ao euro.

A operadora liderada por Zeinal Bava afirma que estes efeitos “foram parcialmente compensados por uma maior participação da Oi”.

As receitas da da operadora brasileira caíram 8,2%, baixando para o equivalente a 724 milhões de euros, tendo chegado, no primeiro trimestre de 2012, a 788,4 milhões.

Em Portugal, no segmento das empresas, as receitas baixaram 10,5% (para 202,2 milhões de euros). A diminuição é explicada pela operadora com as “estratégias de forte corte de custos implementadas pelas grandes empresas e pelas PME”, diminuindo o consumo e aumentando a “pressão nos preços”.

Segundo a operadora, estes efeitos foram compensados, em parte, pelo aumento de receitas no segmento residencial, através das receitas de TV por subscrição e banda larga e graças ao aumento de quota de mercado de clientes triple-play – TV, Internet fixa e telefone fixo – do Meo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s