Eco

Crise da Biodiversidade

Uma análise da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) afirma que na zona com mais biodiversidade da Europa, o Mediterrâneo, há uma maior quantidade de espécies ameaçadas devido ao forte impacto da actividade humana nos países desta região.

Os países com maior proporção de espécies em via de extinção são Espanha (com 21% das 2032 espécies do país ameaçadas), Portugal (com 15% das 1215 espécies ameaçadas) e a Grécia, com 14% das 1684 espécies avaliadas.

graf sps ameacadas

Países com mais espécies ameaçadas da União Europeia
(Fonte: IUCN)

Poderíamos estar a olhar par a estatística do desemprego ou da recessão económica, mas este gráfico mostra a biodiversidade das espécies ameaçadas na União Europeia. É a crise da biodiversidade.

A análise da IUCN focou-se na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da Europa e conclui que a União Europeia tem muito trabalho pela frente para poder cumprir os objetivos da Estratégia para a Biodiversidade de 2020.

Entre as principais causas de ameaça às espécies está a perda, fragmentação e degradação dos habitats devido à expansão agrícola intensiva e hiper-intensiva, expansão urbana, abandono de sistemas agrícolas de Alto Valor Ambiental (como montados, estepes cerealíferas, pastagens extensivas, prados de montanha, olivais extensivos) construção de barragens e poluição das águas.

A intensificação agrícola, reconstrução industrial e desregulamentação da legislação ambiental são algumas das apostas mais fortes para a recuperação económica nos países com maior biodiversidade, mas que mal feita e desordenada põe em causa as espécies ameaçadas na Europa.

Os danos causados à maior riqueza que se encontra nesses países serão irreversíveis e de valor incalculável a médio-longo prazo.

A riqueza de biodiversidade é um valor inestimável, com serviços prestados aos ecossistemas naturais e humanos, às atividades agrícolas e florestais, ao turismo e à saúde pública. Destruir estes valores naturais é não deixar às gerações futuras o património natural que viemos a herdar de gerações anteriores, e põe em causa o futuro dos países mais afectados por este problema.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s