Nacional

Semana Académica: Alcool, música e alguma contenção.

De norte a sul do país, entre este e o próximo mês, decorre a semana académica. O evento entre 13 e 18 de maio atrai para a zona de Monsanto cerca de 20 mil pessoas por noite. Os universitários aderem em massa a estes eventos (queima das fitas, os enterros da gata e outras festas universitárias).

A Plataforma por Monsanto contesta a semana Académica no Alto da Ajuda, o conjunto de 11 associações ambientais que compõem esta plataforma considera que o parque “deveria ser um exemplo de conservação e proteção da natureza.” diz também que “a realização do evento irá destruir, para além de todo o trabalho voluntário e da própria CML realizado no local, o coberto vegetal numa altura em que esta vegetação é extremamente importante para a fauna local”, denuncia a Plataforma.

Os ambientalistas dizem que em causa está a nidificação da perdiz-vermelha, que “vê naquela zona, nesta altura do ano, um oásis para a sua reprodução” e que a realização do evento “coloca em causa a reprodução” desta espécie que só existe na Península Ibérica.

Em resposta a Câmara de Lisboa informou que a Semana Académica de Lisboa vai acontecer numa área do Parque Florestal de Monsanto “não florestada” e acrescentou que a organização do evento assegura a “redução de quaisquer impactos” na zona.

No decorrer das festas, a música e a animação andam muitas das vezes de mão dada com o alcool, este é, muitas das vezes o cabeça de cartaz. A quantidade de bebidas alcoólicas consumida nas festas académicas é sempre um fenómeno. A primeira noite da queima das fitas do porto ficou manchada com a morte de um estudante, Marlon Correia, de 24 anos, foi baleado quando terá tentado resistir a um assalto. O grupo de assaltantes queria roubar o dinheiro que estava na caixa registadora. Há muito dinheiro envolvido nestas festas, assim como centenas de voluntários que ajudam a por de pé estes eventos. O dinheiro arrecadado sustenta as associações académicas e paga os investimentos e custos do evento.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s