Em Foco

Álcool: A droga lícita dos jovens

« Eu comecei a beber aos 13 anos (…). Na escola, fazíamos um grupo e íamos para trás da escola beber vinho e fumar. Agora sempre que saio à noite não me vejo com um copo de água na mão.»

Garrafas de cerveja e vinho em cima de carros e uma roda de jovens em volta,é um cenário comum em frente de vários bares e discotecas do país. Os jovens saem à noite cada vez mais cedo e consomem grandes quantidades de álcool. Lúcia Silva, de 17 anos, começou a ingerir bebidas alcoólicas muito cedo: « Eu comecei a beber aos 13 anos. A minha avó mandava-me ir buscar uma garrafa de vinho para o meu avó e eu sempre achei o álcool o fruto proibido».

jgrgg

De acordo com um estudo do Instituto da Droga e da Toxicodependência sobre o consumo de álcool, que decorreu em Maio de 2011 e envolveu 13.000 alunos com idades entre os 13 e os 18 anos, revela que 37,3% dos alunos com 13 anos já experimentou beber álcool. Este número sobe para 90,8% no jovens com 18 anos.

Eu e o álcool – A primeira vez

481347_10151326834296828_1118473049_n556711_10151313786761828_2127294834_n

Oito por cento dos alunos com 13 anos revelam que já apanharam uma bebedeira, uma situação vivida por mais de metade (53,9%) dos jovens com 18 anos. Reinaldo Gomes, de 18 anos, recorda a sua primeira bebedeira: « A primeira vez que bebi até cair, devia ter uns 14 anos. Foi num jantar de turma. Foi a primeira vez que tivemos um jantar sem professor. A maior parte da turma ficou bêbada».

« A minha primeira bebedeira? Nem sei quando foi. Deve ter sido por volta dos 14 anos» relembra Lúcia Silva, estudante de Gestão. Mas o que parece ser apenas um motivo de integração e descontração pode ser um problema sério para muitos jovens. « Na escola fazíamos um grupo e íamos para trás da escola beber vinho e fumar. Agora sempre que saio à noite não me vejo com um copo de água na mão» revela a estudante de Gestão.

Eu bebo, porquê?

A vontade de experimentar novas sensações e novos desafios, faz o álcool andar de braços dados com muitos jovens. A desinibição e a ousadia são uns dos principais fatores. « Eu bebo porque faz parte do convívio. Chegamos mais depressa a um estado de felicidade, que sóbrios é muito difícil» afirmou Lúcia Silva. Por outro lado, Guiomar Alves, de 24 anos, licenciada em Turismo, explica que « na universidade, o  álcool é visto quase como o nosso melhor amigo. Há imensas provas que incluem ingerir bebidas alcoólicas como os rally tascas entre outros. Nos cursos, em que maioritariamente são homens, quem não bebe, na maior parte das vezes, é posto de lado».

Nova Lei

936755_10151407453211828_1152014071_n

Depois de dia 1 de Maio entrou em vigor o aumento da idade mínima para consumo de álcool.  Que sobe dos 16 para os 18 anos, mas só para bebidas espirituosas ( shots, cocktails) limite que baixa para os 16 no caso da cerveja e do vinho. Quando aos comerciantes são apanhados a vender álcool a menores, ficam sujeitos a multas que podem chegar aos 30 mil euros. Ana Shineffer, 26 anos, trabalha num bar em Santos ( prefere não ser identificado ), explica que vai ser difícil fazer os jovens e os comerciantes cumprir a lei : « há dias que temos muito trabalho, chegamos a ficar no lodo. É difícil estar a verificar as idades de todos os clientes. Alguns a têem idade estampada na sua cara, mas outros conseguem facilmente passar por maiores de idade ».

Lúcia Silva explica como consegue consumir álcool sem ter idade para isso : « é muito fácil consumir bebidas alcoólicas em bares, ninguém nos pede o cartão de cidadão. Atualmente com a crise, os proprietários querem é vender. Isso é a mesma história que o tabaco, apesar de não se ter idade consegue-se fumar».

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s