Light

A passividade do ser humano

O ser humano é um bicho estranho. Cada vez mais reparo que a maioria das pessoas vive confinada às suas circunstâncias. Vive em efeito. Todos os dias se ouve no café da esquina ou na televisão coisas do género: “A culpa é do governo”,  “eu tenho azar na vida“, “o Zé mandou-me ir apanhar couves por isso eu tenho o direito de ficar chateado”.  O direito de ficar chateado. Sim, porque estar chateado é um direito. O outro chateia-me e eu ainda fico chateado POR DIREITO. Como se fosse uma coisa fantástica.

Andamos todos em piloto automático e reagimos de forma completamente programada às situações. Deixamo-nos chatear, entristecer, irritar por direito. Pomos a nossa vida nas mãos das circunstâncias e dos outros. Será que a maioria das pessoas não percebe que viver em causa é a chave de tudo? Se a minha vida neste momento me corre mal ou se não estou satisfeito com certos pontos, em que é que a culpa pode ser dos outros? O que é que o Zé que me mandou ir apanhar couves tem a ver com isso? Nada!

Pôr as culpas em tudo menos em nós é uma boa desculpa para continuarmos a não fazer nada para mudar. É fácil, mas acaba por ser difícil porque retira-nos todo o poder. Faz com que nada esteja nas nossas mãos. Enquanto que se pensarmos que NÓS e só NÓS é que temos o poder de mudar as coisas, basicamente somos Deus. E cada um de nós é um pequeno “Deus” criador da sua vida. Não é muito mais espetacular? Despertemos e deixemos o Zé das couves em paz. Se o Zé me ofende, eu posso escolher ficar chateado ou sorrir. E o ganho é todo meu ao escolher a segunda opção.

Deixe uma Resposta

