Púlpito

Invasões Francesas vs Invasões Brasileiras

Reza a lenda, que numa época distante, várias meninas e meninos vindos de terras de Vera Cruz chegaram ao norte do país e provocaram o caos entre algumas famílias portuguesas.Quem não se lembra de ouvir dizer, que as brasileiras vinham para Portugal para roubar os maridos das « outras» . Mas claro, elas com o seu jeito sedutor, obrigavam os pobres portugueses, vítimas da sua própria inocência, a deixarem as suas esposas e a casarem com as belas sereias vindo do outro lado do atlântico.

Atualmente na casa mais vigiada do país, o Big Brother Vip, vários concorrentes mostraram o seu lado menos Vip. Mas quem pensava que os Vips eram diferentes de nós? São humanos e comentem os mesmos erros que nós. Alguns até cometem erros mais grosseiros que nós, que de Vips não temos nada. Se calhar podemos ser Vips na nossa aldeia ou prédio. Mas isso é outra história ou estória.

Alguns concorrentes questionam a popularidade da sereia Kelly Baron devido à lenda das brasileiras que vinham atacar os portugueses.Este ataque teve mais persecução que as invasões francesas do século XVIII. Questionam que as sopeiras, donas de cabeleireiros, reformadas, viúvas devem «odiar» a Brasileira ( como carinhosamente lhe chamam os seus colegas) por esta possuir um corpo escultural e, claro, falar o português do Brasil e a qualquer momento poderá devorar um inocente português presente na casa.

O certo é que tudo não passa de comentários xenófobos, que de todo não passam de um lacuna cultural que lhes preenche a cabeça. Desde cedo,que criam estereótipos às pessoas e às coisas. Um preto é sempre ladrão. Como um cigano sempre pobre. Um russo pertencerá sempre à máfia. E um americano vive no Mac Donalds. São estereótipos que não passam de isso mesmo. Estereótipos.

Tudo mudou. Parece que os espetadores do programa de Queluz de Baixo esqueceram a lenda das brasileiras e conseguem gostar da sereia Kelly Baron, que, de acordo as sondagens, é a mais popular dentro do Big Brother Vip Português. Não deixa de ser irónico uma brasileira ser a preferida de entre 16 concorrentes portugueses. Como se diz nos really Shows isto é um « abre olhos» para muitos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s