Regiões

Discriminação a Norte

images

Este ano, o Porto não tem Feira do Livro

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) quer recorde de visitantes na Feira do Livro de Lisboa, a notícia foi, esta quinta-feira, avançada pelo Público. A Feira vai já na 83ª edição e arranca no dia 23 deste mês. Apesar da crise, o número de editores mantem-se e há, ainda, uma novidade: uma Conferência de Edimburgo, associada a um dos mais importantes festivais literários do mundo, que vai acontecer no Parque Eduardo VII.

Com o programa enriquecido, a APEL espera mais de meio milhão de visitantes ao longo das duas semanas de feira.

Até aqui, nada contra. Ainda bem que Portugal ainda não foi “apagado” do mapa e continua a cativar atenções estrangeiras. Mais não seja, as lembranças ou os geladinhos comprados pelos conferencistas internacionais que aqui vêm, servem para dar um empurrãozinho à nossa economia que anda “pelas horas da morte”.

O problema, na minha opinião, começa a partir do momento em que a Feira do Livro do Porto é suspensa por falta de verbas. Afinal, como ficamos?

De acordo com a informação divulgada a meados de abril, o protocolo entre a Câmara Municipal do Porto e a APEL, que vigorou nos últimos quatro anos, chegou ao fim, não conseguindo, as duas entidades, chegar a acordo.

É certo que o evento não depende, única e exclusivamente, da associação. Ainda assim esta decisão causa, no mínimo, uma leve dor de cotovelo e desperta a inveja nos nortenhos. Não é justo, reclamam as minhas costelas tripeiras, que os alfacinhas tenham direito a uma Feira do Livro toda catita e nós não. São expositores, atividades infantis e para as famílias, serões de contos, lançamentos de livros, encontros com autores, conferências internacionais… já para não falar da programação especial que ainda é surpresa mas está pensada para o Dia Mundial da Criança, a 1 de junho.

Como está claro, não é justo que, mais uma vez, os grandes eventos aconteçam a sul do país mantendo-se, assim, a já habitual discriminação a norte.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s