Em Foco

Cinco máquinas que constroem quase tudo

Desde autocolantes a chips, de cadeiras a casas em miniatura, tudo é possível no Fab Lab EDP. Nuno Valverde, CHIP luzengenheiro responsável pelo FabLab, explica como funcionam estas máquinas.

“Fablab” é a abreviatura de “Fabrication Laboratory”.O conceito surgiu no Center for Bits and Atoms (CBA) do Massachussets Institute of Technology (MIT), através de uma disciplina designada How to do (almost) anything – Como fazer (quase) tudo, lecionada pelo Professor Neil Gershenfeld.

Um FabLab consiste num conjunto de ferramentas industriais de prototipagem rápida, como fresadoras de pequeno e grande porte, máquinas de corte a laser e de corte de vinil, dispondo ainda de uma bancada de electrónica, computadores e respetivas ferramentas de programação informática suportadas por software open source e por freeware CAD e CAM.

Este é um conceito desenhado e pensado para a comunidade, promovendo uma educação técnica informal, de pessoa para pessoa, ou de par para par, que proporciona o ambiente ideal para a invenção. Os projectos são concebidos em 2D (no computador) e depCorte de Vinil 2ois materializados em 3D (nas máquinas), assegurando uma aprendizagem assente na aprendizagem “do it yourself”.

Corte de Vinil 

“Pode ser  considerada uma máquina “mais decorativa”, permite fazer autocolantes, estampar camisolas e numa vertente mais tecnológica e utilizando uma folha de cobre, faz placas de circuitos impressos flexíveis.” afirma o engenheiro responsável por este espaço.

Fresa pequenaFresa Pequenas Dimensões

Esta máquina constrói placas de circuitos impressos, moldes, baixos-relevos. As placas de circuitos impressos flexíveis são utilizadas muitas vezes como parte integrante de um chip, por exemplo.

Máquina de LaserLaser

Serve para fazer cortes em materiais como o acrílico, papel, cartão, gravar qualquer material e metal, usando uma reação química com spray. “Corta a duas dimensões, mas através da simulagem permite fazer construções em 3 dimensões. Muito utilizada por arquitectos e designers”.

Fresadora grandeFresa de grandes dimensões

Esta máquina é semelhante à fresa de pequenas dimensões, mas como o nome indica, tem uma área de trabalho maior. Aqui pode construir-se cadeiras, mesas, relevos 3 D, modelos de asas de aviões à escala, uma pá de uma turbina eólica à escala e a um tanque de combustível para uma mota. A utilidade é grande e as finalidades são muitas.

Impressora 3d 3Impressora 3D

O Fab Lab comprou uma e com as máquinas da casa construíram mais duas. Basta desenhar um objeto em 3 dimensões num computador e mandar imprimir como se de uma impressora normal se tratasse. O objeto começa a nascer da camada inferior à camada superior.

O caráter inovador do Fab Lab é a possibilidade de juntar todas estas máquinas num único espaço, o que facilita a utilização das pessoas, sem terem de se deslocarem a diferentes sítios, ou zonas industriais. Estas máquinas existem em vários locais, mas muitas vezes o acesso está vedado ou só podem ser operados por técnicos especializados. Aqui qualquer pessoa pode utilizar as máquinas.

cadeiraPara quem?

Não existe um público-alvo definido. Qualquer pessoa que tenha vontade, gosto, e queira construir alguma coisa utilizando estas ferramentas pode fazê-lo. Tanto pode ser um arquiteto, como apenas uma pessoa com o seu hobby.
Basta levar o material e o ficheiro de projeto e pode começar a construir.

Onde?

O FabLab EDP fica na Rua Cidade de Gôa, nº4
2685-039 SACAVÉM

Normalmente, às quintas e sextas-feiras são os Open Days deste laboratório, e qualquer pessoa é bem vinda.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s