Nacional

Correio da Manhã vai pagar 15 mil euros a Robert Murat

Tribunal da Relação de Lisboa considerou que o jornal foi longe de mais nas notícias publicadas sobre Robert Murat, que chegou a ser arguido no caso Maddie.

15 Mil euros é o valor que o Correio da Manhã terá de pagar ao cidadão britânico Robert Murat, por ter publicado várias notícias que foram consideradas pelo Tribunal como discriminatórias e difamatórias.

Murat morava perto do apartamento de Lagos de onde Madeleine McCann foi raptada em 2007.

Citado pelo jornal Público os juízes do caso declaram, num acórdão do mês passado, só agora tornado público que “o objectivo de aumento de tiragens não pode obnubilar os deveres jornalísticos, de respeito pela presunção de inocência, de não recolha de declarações ou imagens que atinjam a dignidade das pessoas, bem como de publicação de notícias que suscitem discriminação”.

Em Maio de 2007 o Correio da Manhã escreveu “alto e cabelo claro, óculos, ar simpático e prestável, Robert Murat será afinal um predador que acedia a sites de violência sexual” e ainda,“é este inglês de 33 anos que a Polícia Judiciária acredita ter arrastado a pequena Maddie desde a cama em que dormia até à casa onde vive com a mãe.”
O argumento do interesse público, para o Tribunal da Relação de Lisboa, não pode ser utilizado como forma de justificar a “urdidura de ‘factos’, insinuações” que descreveram o britânico como “uma personalidade doentia da área não só da pedofilia como até da zooerastia, compatível com a prática de ilícito criminal relacionado com o desaparecimento da infortunada criança”, lê-se no mesmo documento.

Ao ter ficado provado que devido à publicação das notícias pelo Correio da Manhã, Robert Murat teve de se disfarçar para não ser identificado quando saía à rua, e tendo recebido telefonemas e cartas que ameaçavam a sua integridade física, os juízes condenaram a pagamento solidário de uma indeminização a empresa proprietária do jornal e os jornalistas que assinaram as notícias.

Já em 2008, Robert Murat, recebeu uma indemnização de 757 mil euros dos tablóides britânicos, também por difamação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s