Carteira

Os euros devem estar loucos

Numa semana onde se estreia a nova nota de 5 euros, e onde um dos fundadores do Euro, Oskar Lafontaine sugeriu o fim do mesmo para ajudar os países do sul da Europa, penso hoje sobre as contas que os “da minha” e de outras anteriores gerações, fazem desta moeda que veio dobrar o custo de tudo, e cortar ao meio o que nos é dado.

Ora vejamos: Um café, antes do Euro aparecer, custava 50 escudos (25 cêntimos), e agora custa 50 cêntimos (100 escudos). Uns ténis “Nike”, custavam 10 contos (50 euros), agora custam 100 euros (20 contos). Um automóvel de baixa gama custava mil contos (5 mil euros), agora custa 10 mil euros (2 mil contos). É impressao minha, ou os preços dobraram todos?

Agora vejamos outra coisa curiosa: Alguém que ganhava 100 contos (500 euros), agora ganha… os mesmos 500 euros (100 contos). Encontro aqui eu, neste simples raciocinio, algum embuste maléfico, que nos envolveu a todos, e nos enganou de forma tão fácil?

Não admira que a qualidade de vida dos portugueses, e o poder de compra, e o investimento, e todas essas questões que mexem com dinheiro, tenham piorado em Portugal. O Euro fez-nos passar a pagar 2 vezes mais pela maior parte dos produtos e serviços que tinhamos, mas como visualmente, os valores apenas levavam mais um zero, parecia tudo normal. A olho tudo parece a mesma coisa. 50 escudos, continuam a ser 50 cêntimos, 10 contos e 100 euros é parecido e mil contos e dez mil euros são uns miseros zeros de diferença.

Maldito duzentos ponto quatrocentos e oitenta e dois, ou traduzido para o enganado português, um euro !

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s