Nacional

Passos anuncia os novos cortes

Pedro Passos Coelho já anunciou que vai cortar 4,8 mil milhões de euros na despesa pública até 2015.

“Não concluir a sétima avaliação seria um revés para Portugal”, começou por afirmar o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

O primeiro-ministro garantiu logo que os impostos não vão aumentar mais mas que está na hora de relançar o investimento privado e reduzir a despesa pública.

“O regresso aos mercados é crucial para o Estado social, para as empresas e para o emprego”, prosseguiu afirmando que “as novas medidas devem ser discutidas com os parceiros sociais e com os partidos e, promete uma abertura do Governo para aceitar novas medidas e propostas”.

Pedro Passos Coelho afirmou, também, que a mobilidade irá ser transformada num sistema de requalificação e que “os funcionários públicos irão passar a ter um horário semanal de 40 horas, como os privados”.

As contribuições dos trabalhadores públicos para os subsistemas de saúde irão aumentar, adiantou o PM, de forma a assegurar a sua sustentabilidade.

A idade de reforma, sem penalização, passará para os 66 anos, porém mantem-se a mesma idade de reforma, os 65 anos.

O novo sistema de mobilidade e das 40 horas semanais irão entrar em vigos já este ano e os ministérios terão de cortar 10% nas suas despesas. Irá, também, haver uma contribuíção especial para as pensões mais elevadas. O primeiro-ministro justifica estas medidas sobre as pensões devido ao peso elevado que têm na despesa do Estado.

Com este novos cortes o Estado conseguirá poupar 4,8 mil milhões de euros até 2015, “são sacrifícias que irão valer a pena”, garante o PM.

“Temos de ser realistas na abordagem aos nossos problemas. O nosso caminho não tem sido fácil, mas seria mais dificil se não tivessemos cumprido as nossas obrigações”, afirmou.

Antes de terminar as suas declarações, Pedro Passos Coelho, acrescentou que não proporia estas medidas se não as considerasse importantes para a recuperação e crescimento do país.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s