Nacional

Endesa ganha leilão de luz da Deco

A elétrica espanhola saiu vencedora do leilão de eletricidade da Deco, que foi ao mercado negociar com os fornecedores a redução do preço da luz. A associação de defesa do consumidor divulgou os resultados esta sexta-feira.

O objetivo é baixar as despesas na conta da luz dos portugueses

O objetivo é baixar as despesas na conta da luz dos portugueses

Os consumidores que aderiram à campanha da Deco, “Juntos pagamos menos” podem agora ficar isentos da revisão da tarifa da eletricidade durante um ano.

Foi este o acordo estabelecido entre a associação de defesa do consumidor e a Endesa, empresa que ofereceu os preços mais baixos.

São mais de 587 mil os consumidores que, num prazo de 15 dias, vão ser informados das condições exatas do novo contrato, que podem ou não aceitar. Quem aprovar o contrato não terá de pagar, durante um ano, as revisões trimestrais da tarifa da eletricidade, por parte da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O Público citou um comunicado da associação que garante “não haver custos com qualquer serviço associado à tarifa de eletricidade” e assegura a “inexistência de cláusulas lesivas dos interesses do consumidor” que pode desistir “do contrato a qualquer momento sem penalizações.”

Na próxima segunda-feira vão ser divulgados os termos finais deste acordo.

Operadoras que não aceitaram o projeto

Segundo o Público, a Galp, a Gas Natural Fenosa, a Iberdrola e a EDP não aceitaram ir a leilão.

A Deco não confirma se a Endesa foi a única empresa a participar. No entanto, a TVI avançou com a informação de que “a Endesa foi a já esperada vencedora do leilão de eletricidade promovido pela Deco, até porque, como já se sabia, foi a única a concorrer.”

Acrescentou, ainda, que “das cinco empresas fornecedoras de eletricidade, quatro recusaram participar devido às condições impostas pela associação, que incluíam o pagamento de uma comissão por cada cliente angariado.”

A TVI fez as contas e garantiu que esta comissão custaria cerca de 9 milhões de euros à empresa vencedora.

Próximo passo

Este primeiro leilão da DECO teve uma grande adesão e, por isso, a associação pretende alargar a iniciativa a outras áreas, como por exemplo a das telecomunicações.

Se quiser saber mais informações consulte a página: “Juntos Pagamos Menos” 

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s