Carteira

Ser feliz sem dinheiro?

Heidemarie Schwermer, uma ex-psicoterapeuta alemã de 70 anos, ficou conhecida por viver desde os 50 sem dinheiro. Abandonou o emprego e desde então que vive de trocas e saltando de casa em casa de amigos e pessoas que vai conhecendo. Tal como Heidemarie há outros casos de quem se tenha integrado na sociedade e decidido viver nela sem precisar de dinheiro ou mesmo de quem se tenha isolado do mundo e viva longe de tudo e todos, no seu próprio mundo.

Uns, consideram-no uma loucura. Mas numa altura em que tanto se fala em crise a falta de recursos, não será a verdadeira loucura vivermos para trabalhar e consumir?

Durante o dia, somos bombardeados por centenas de cartazes, anúncios televisivos e mensagens subliminares que nos levam a acreditar que temos de comprar para sermos alguém. Mais do que isso, na nossa educação, levam-nos a crer que temos de crescer para tirar um curso e arranjar um trabalho que dê dinheiro, para comprarmos coisas e sermos felizes. Quem não consegue ter uma carreira de sucesso é obrigado a viver com o ordenado mínimo e os poucos recursos que tem são usados para comprar bens essenciais (ou que nos dizem ser essenciais).

A verdade é que estamos a chegar a um ponto de ruptura e saturação de uma sociedade consumista na qual nos fazem acreditar que há uma crise económica e todos são obrigados a “comprar” essa crise como seres passivos. Será que somos obrigados a aceitá-lo?

Heidemarie não o aceitou. Heidemarie e tantos outros são felizes sem precisar de viver para trabalhar e comprar. Fazem o que gostam e têm liberdade, mais tempo para cultivar a mente e rejeitam as normas que são impostas pela sociedade. Vivem de trocas e da boa vontade daqueles que partilham dos mesmos ideais.

Tudo o que atinge o limite vira no seu contrário. Será que o nosso futuro passa por voltarmos aos primórdios?

Conheça Heidenmarie: http://www.youtube.com/watch?v=djzitB1xyoc

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s