Internacional

Prisioneiros de Guantánamo alimentados à força

Os médicos dos EUA estão a alimentar à força cerca de uma centena de prisioneiros de Guantánamo, muitos deles em greve de fome há mais de três meses.

Prisioneiros estão em greve há mais de 3 meses (Fotografia de: www.cbc.ca )

Prisioneiros estão em greve há mais de 3 meses
(Fotografia de: http://www.cbc.ca )

Dos 166 prisioneiros de Guantánamo, 100 estão em greve de fome, segundo números oficiais, mas os advogados estimam que sejam cerca de 130.

O movimento começou há mais de três meses, a 6 de fevereiro deste ano. Os reclusos estão contra a detenção indefinida sem julgamento ou culpa formada da maioria dos prisioneiros, alguns em Guantánamo há mais de dez anos, avançou o Público.

Existem 86 prisioneiros que poderiam ser libertados por não constituírem ameaça, mas continuam presos por restrições impostas pelo Congresso dos EUA.

Alimentados à força

Com medo que algum prisioneiro morra, e depois de cinco já terem sido internados, vários especialistas e enfermeiros estão a alimentar os homens à força, obrigando-os a ingerir líquidos que substituem os alimentos.

Porém, os advogados garantem que alimentar de forma forçada os prisioneiros pode ser considerada uma forma de tortura. Também a Associação dos Médicos dos Estados Unidos se manifestou temendo que esta prática viole a ética profissional.

No último fim-de-semana chegaram à base naval norte-americana em Cuba quase 40 enfermeiros da Marinha e militares treinados para dar assistência médica.

Promessa por cumprir

O número de prisioneiros em greve aumenta de semana para semana. Barack Obama prometeu fechar o campo de detenção em 2009, mas até hoje a promessa ainda não foi cumprida.

Especialistas, citados pelo Público, asseguram que se algum grevista acabar por morrer esta questão passa a comprometer a segurança dos EUA.

Patrícia Silva

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s