Internacional / Nacional

Nova nota de cinco euros a partir de quinta-feira

Foi apresentada, esta segunda-feira, a nova nota de cinco euros da série Europa. Todas as notas serão introduzidas gradualmente, ao longo de vários anos, e por ordem ascendente. A primeira nota vai entrar em circulação a partir de quinta-feira.

Notas da primeira e segunda séries vão circular em paralelo (Fotografia de: aventar.eu)

Notas da primeira e segunda séries vão circular em paralelo
(Fotografia de: aventar.eu)

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal (BdP) apresentou, esta segunda-feira, a primeira nota da nova série Europa.

Todas as notas, com segurança melhorada, vão ser introduzidas de forma gradual e ascendente (da de menor valor até à maior), ao longo de vários anos. Depois da de cinco euros, entrarão em circulação a de 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros.

A imagem da série Europa foi retirada de um vaso com mais de dois mil anos encontrado no Sul de Itália, que pertence à coleção do Museu do Louvre em Paris. Segundo o Público, a “Europa” “é inspirada na figura da mitologia grega que deu origem ao nome do continente europeu e passará a surgir no holograma e na marca de água” das notas.

Segunda série de notas de euro

“Melhores elementos de segurança que levam em linha de conta os progressos alcançados na segurança e tecnologia” – é assim que o Banco de Portugal descreve esta segunda série de notas de euro. Vai ser, também, mais duradoura, isto é, as notas vão ser substituídas com menor frequência.

Quanto aos padrões e às cores das novas notas vão manter-se idênticos aos das da primeira série.

Duas séries a circular em paralelo

Segundo o BdP, para já as duas séries de notas vão circular em paralelo, vão manter o valor e podem ser trocadas em bancos centrais nacionais do Eurosistema por um período de tempo ilimitado, avança o Público.

A data em que as notas da primeira série deixarão de circular será anunciada “com bastante antecedência”, assegura o Banco de Portugal.

O euro entrou em circulação em 12 Estados-Membros da União Europeia há mais de 11 anos, a 1 de janeiro de 2002. Hoje em dia, cerca de 332 milhões de cidadãos, de 17 estados-membros, o utilizam.

Patrícia Silva

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s