Internacional

Grécia: Menos 15 mil funcionários públicos até 2014

O parlamento grego adotou, ontem, uma nova lei com medidas de rigor impostas pela troika, que visam a reestruturação do sector público e a redução de milhares de funcionários.

4 mil funcionários vão der despedidos já este ano (Fonte: morguefile por kconnors)

4 mil funcionários vão der despedidos já este ano
(Fonte: morguefile por kconnors)

A lei foi aprovada em debate, por 168 votos, do total de 292 deputados presentes. 123 votos contra, enquanto apenas um deputado votou “presente”.

A redução de 15 mil funcionários públicos terá de ser feita até 2014, dos quais 4 mil já este ano, e pode abrir portas para um novo empréstimo à Grécia, de 8,8 mil milhões de euros.

Os funcionários que vão ser dispensados, devem ser os que foram sancionados por corrupção ou violência, os que se aposentam voluntariamente e aqueles que serão vítimas da eliminação do seu posto de trabalho depois do encerramento de vários organismos públicos.

Segundo a polícia grega, citada pelo Jornal de Notícias, cerca de 800 pessoas manifestaram-se na praça de Syntagma, no centro de Atenas, depois do apelo feito pelos sindicatos dos sectores públicos e privados.

Para além da reestruturação do sector público, foi também adotada legislação que prevê a extensão de um imposto sobre a propriedade, que foi imposto em 2011, mas será reduzido em 15%.

Esta lei prevê ainda a abertura do concurso de novas profissões e facilidades de pagamento que permite ao Estado recuperar milhões de euros em impostos e contribuições sociais em atraso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s