Internacional

Governo italiano tomou posse hoje

Enrico Letta informou ontem o presidente Giorgio Napolitano, que o novo Governo já está formado.

O dirigente de esquerda Enrico Letta, anunciou ontem a formação do novo Governo italiano, em coligação com Angelino Alfano, do partido de Silvio Berlusconi.

Depois de dois dias de negociações, Letta, que era até agora vice-secretário do Partido Democrata, disse ontem ao Presidente que aceita o cargo de primeiro-ministro, oficialmente e de acordo com a Constituição.

Os nomes anunciados por Letta foram o de Alfano como vice-primeiro-ministro e ministro do Interior, como ministro da Economia e Finanças, o director-geral do Banco de Itália, Fabrizio Saccomanni, e para os Negócios Estrangeiros escolheu a ex-comissária europeia Emma Bonino.

O Governo toma posse hoje e conta com uma “forte presença feminina”, segundo Letta citado pelo jornal Expresso. O Governo terá 21 ministros, oito sem pasta, e inclui várias figuras das principais forças políticas italianas.

“Era o único Governo possível e a sua formação não podia esperar”, comentou Napolitano, que no início da semana, ao tomar posse para um segundo mandato, fez um discurso onde apelou aos partidos para se entenderem e chegaram a um consenso pondo fim a dois meses de impasse político.

A coligação entre os partidos de esquerda e de direita vai permitir ao novo Governo conseguir a confiança das câmaras do Parlamento, como está previsto na Constituição. Depois das eleições em fevereiro, o Partido Democrata obteve a maioria a Câmara de Deputados, mas não no Senado.

Tomada de posse atribulada

O canal televisivo RAI avançou que dois polícias ficaram feridos, quando foram disparados tiros à porta da residência oficial do primeiro-ministro. Um homem disparou sobre os dois polícias em frente ao palácio Chigi. Um dos agentes ficou ferido com gravidade no pescoço e o outro numa perna.

Ao mesmo tempo, Enrico Letta e os seus minitros tomavam posse no Palácio Quirinale, residência oficial do presidente, a apenas um quilómetro de distância.

Segundo a agência ANSA, várias testemunhas apontaram que o homem estava vestido com fato e gravata, e já terá sido detido.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s