Internacional

Primeiro smartphone “em Braille” pode ser lançado este ano

Um designer indiano está a desenvolver o primeiro smartphone do mundo dedicado a pessoas cegas.

O smartphone poderá estar à venda já no final deste ano (Fonte: ubergizmo.com)

O smartphone poderá estar à venda já no final deste ano
(Fonte: ubergizmo.com)

Em vez de utilizar a conversão de texto em voz, o aparelho desenvolvido por Sumit Dagar, recorre a uma tecnologia mais complexa: tem uma tela maleável, que tem um circuito de pinos que se elevam, dando a forma ao conteúdo, seja texto ou imagens.

Este circuito de pinos é feito com ligas de memória de forma (Shape Memory Alloy), que dá às tecas a capacidade de se lembrarem da forma original.

Em entrevista ao Times of India e citado pelo Globo, Dagar afirma “nós criámos o primeiro smartphone do mundo. Trata-se, na verdade, mais de uma companhia do que um telemóvel”.

Em vez de cores, os pixels da tela variam consoante a altura do relevo que o pino forma. Com este aparelho, os invisuais conseguem, através do tacto, utilizar mapas, fotografias e ler texttos em Braille. O ecrã é sensível ao toque, o que permite que o utilizador faça chamadas para outros números, ou até jogar um jogo.

Em 2011 o designer apresentou um protótipo do telemóvel numa conferência TED e tornou-se associado deste evento. Dagar venceu o prémio de empreendedorismo da Rolex 2012.

O telemóvel está a ser desenvolvido na Índia em parceria com o instituto IIT Delhi e os testes são feitos na LV Prasad Eye Institute.

Dagar espera que a sua invenção melhore a vida dos cegos na Índia, que tem a maior população de deficientes visuais do mundo, de 62,7 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os criadores esperam colocar o telemóvel à venda no final do ano por 145 € (US$ 185).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s