Fora do jogo

Jogo de bastidores

O doping acaba por ser a grande fábrica de campeões do mundo do desporto (Fotografia de: nbike.net)

O doping acaba por ser a grande fábrica de campeões do mundo do desporto
(Fotografia de: nbike.net)

Os escândalos no futebol são quase tão comuns como as promoções do Mini Preço, as mentirinhas das revistas cor-de-rosa ou até mesmo as repentinas mudanças climatéricas, que, diga-se de passagem, já ninguém aguenta.

Depois do ex-ciclista Lance Amstrong ter admitido, há uns tempos, o uso de drogas em várias competições, foi agora a vez da controvérsia passar para o mundo do futebol. Walter Casagrande, ex-jogador do Futebol Clube do Porto, confessou ter recorrido a substâncias proibidas por quatro vezes, enquanto jogou em Portugal.

Do futebol ao atletismo é um saltinho, ou melhor, uma corridinha… Também esta semana, Alex Schwazer, campeão olímpico dos 50 quilómetros marcha em Pequim 2008, foi suspenso pelo Tribunal Antidopagem de Itália. Ao que parece, o controlo antidopagem, antes dos Jogos de Londres em 2012, acusou positivo.

Estes e tantos mais atletas têm em comum a vontade de ganhar e a ambição de serem catalogados como “os melhores”, cada um na sua área. Pena que, muitas vezes, fazem-no ilegalmente, passando por cima da própria legislação e ética desportiva. O doping acaba, assim, por ser a melhor fábrica de campeões que existe.

Julgo que, mais do que treinos físicos, os atletas de qualquer que seja a modalidade precisam de treinos psicológicos. Precisam de aulas de ética e têm, antes demais, de compreender (e praticar, já agora) três conceitos fundamentais: justiça, respeito e lealdade.

É claro que ‘os grandes jogos’ se passam nos bastidores, atrás das cortinas. Jogos a que ninguém assiste mas toda a gente conhece. Jogos que envolvem muito dinheiro e demasiados ‘egos’.

Conseguir vencer o jogo dos bastidores e ser eticamente correto na ‘vida real’ é um desafio. Talvez o maior de todos e o mais difícil. Quantos atletas estarão dispostos a fazê-lo?

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s