Nacional

Saúde 24: Vai ajudar a pagar menos taxas hospitalares

Os utentes que chegarem às urgências encaminhados pela Linha Saúde 24 vão pagar menos ou até mesmo nada pelas consultas. Esta medida pode vir a fazer parte do plano hospitalar dos próximos três anos. A notícia foi divulgada pelo Diário de Notícias nesta sexta-feira.

O documento do Ministério da Saúde será apresentado no fim e maio (Fotografia de: doutorenfermeiro.blogspot.com)

O documento do Ministério da Saúde será apresentado no fim e maio
(Fotografia de: doutorenfermeiro.blogspot.com)

Reduzir o número de falsas urgências é o objetivo do Ministério da Saúde que, para isso, quer diminuir, ou até mesmo anular, a taxa moderadora paga pelos utentes que cheguem às urgências hospitalares encaminhados pela Linha Saúde 24 (808 24 24 24).

O ministro Paulo Macedo, que há quase um ano aumentou as taxas moderadoras dos hospitais, pretende agora reduzir o número de falsas urgências no país, apostando nesta linha telefónica como primeira triagem.

Os planos estratégicos 2013/2015 estão, agora, a ser delineados e esta poderá ser uma das medidas que faz parte de um documento da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Outras medidas

Sobre a mesa de negociações estão, ainda, outras medidas como o reforço dos serviços na hora de maior procura para que as pessoas não recorram às urgências por falta de alternativa, a redução da taxa de cesarianas de 30% para 25% até 2016, de modo a diminuir os custos e o tempo médio de internamento e a redução do número de camas. O Ministério da Saúde sugere ainda que sejam dadas mais altas após as consultas hospitalares e que se façam mais cirurgias em ambulatório.

Além disso, outro dos objetivos da tutela é alargar o horário das consultas das 20h para as 22h, também aos sábados. Medida que já foi contestada pelos sindicatos médicos.

Até 2016, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) têm de cortar cerca de 500 milhões de euros, sobretudo em recursos humanos, medicamentos e exames complementares.

O documento final com todas as propostas será apresentado no final de maio.

Patrícia Silva

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s