Em Foco

Canil – Uma rejeição humana

«Existe muito aquele fenómeno do cãozinho que entretanto cresceu. Era para um apartamento, cresceu, ficou adulto e a pessoa deixa de ter força para o ir passear à rua. Depois a pessoa vem despejá-lo no Canil Municipal» afirma Alexandra Ferreira, Veterinária do Canil Municipal de Sintra.

alrxanfrscanil

É nas grandes cidades que se regista o maior número de animais abandonados ou entregues nos canis municipais por incapacidade económica. Por ano são abandonados cerca de 10 mil animais e nem se olha à raça nem ao sexo.

No Canil Municipal de Sintra, a lotação máxima no canil é de 247 animais. No entanto, de acordo com a Veterinária, Alexandra Ferreira, a realidade é outra: « nós estamos superlotados como qualquer canil que se preze neste país. E temos entre 250 a 300 animais, eu digo entre, porque contabilizamos as ninhadas como um  animal adulto ».

caesssgato

A entrada dos animais

«Entram aqui, às vezes, animais jovens atropelados» começou por dizer Alberto Garcia, Vereador da Câmara Municipal de Sintra. Devido à parceria com a Universidade Lusófona, os animais feridos gravemente são levados para a Universidade como caso de estudo. Deste modo, os animais que necessitam de cirurgias de custo avultado, que o canil não consegue cobrir, são salvos a custo zero.«Conseguimos recuperar esse animal que noutro sitio qualquer seriam seguramente eutanasiado. Temos histórias com um final muito feliz» acrescentou o Vereador.

albertocão

Todos os anos em Portugal, são abatidos cerca de 100 mil animais. No canil Municipal de Sintra, a prática de abate só é posta em prática quando o animal é agressivo ou quando sofre graves problemas físicos. A aposta do Canil Municipal de Sintra baseia-se na esterilização: «Apostamos aqui na esterilização, em vez do abate sistemático dos animais. Que é um prática infelizmente vulgar por aí fora. Tentamos investir o máximo possível na esterilização como forma de controle nos animais errantes. Portanto, se os esterilizarmos eles produzem-se menos» acrescentou Alberto Garcia.

Um canil de cavalos, ovelhas, cabras e até um pato

ovelha e cabracavalo

O flagelo que atinge os cães e gatos, passou também a ser um fenómeno nos animais ruminantes. No canil Municipal de Sintra existem dois cavalos, três ovelhas , uma cabra e uma pato abandonados e disponíveis para a adoção. Alexandra Ferreira explica que « nem sempre se consegue encontrar os donos, porque muitas vezes estes animais provocam acidentes de trânsito e causam danos. O dono não tem interesse em aparecer para não ter de custear os danos que o animal causou ».

rosaovelha

Maria Vieira,  trabalha há 6 anos no canil Municipal de Sintra como tratadora. « Gosto muito de cuidar destes animais, apesar desta égua ser um pouco difícil, tem mau feítio ». Apesar destes animais serem de grande porte, e por vezes, o seu valor ser de centenas de euros,  Maria Vieira explica que « muitos são encontrados a vaguear nas estradas, mas ninguém vem aqui reclamar». A nova habitante, uma ovelha, foi encontrada a vaguear perto da estrada e encontra-se « izolada. Fez o teste ( às doenças) temos de esperar oito dias para a podermos juntar com as outras» acrescentou a tratadora.

Donativos precisam-se

caessssfggf

Sendo um Canil Municipal, as pessoas não podem fazer donativos diretamente. « Ou seja, uma pessoa não pode agarrar de em 500 euros e dizer assim : “ eu quero dar este dinheiro ao canil , porque esse vai entrar no geral da câmara”» explica o Vereador Alberto Garcia. No entanto, « ainda ontem estive a receber um donativo do Lidl com quem temos protocolo».

«A compaixão pelos animais  está intimamente ligada à bondade de caráter,  e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.» Arthur Schopenhauer

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s