Nacional

Serviço Nacional de Saúde paga menos

O valor da comparticipação de Internamentos e urgências vai, nalguns

As consultas externas mantém o seu valor (Fonte: http://blog.wpsic.com/)

As consultas externas mantém o seu valor
(Fonte: http://blog.wpsic.com/)

casos, baixar para quase metade, segundo a nova tabela.

 O maior corte verificar-se-á na urgência médico-cirúrgica, cuja diferença será de quase metade, passando dos atuais 108 euros para os 56,16 euros. Na urgência polivalente a comparticipação diminuirá dos 147 para os 112,07 euros e na básica, de 51 para 31,98 euros.

A medida, publicada hoje em Diário da República, é justificada, segundo o Ministério da Saúde, por uma “constante evolução do setor” sendo esta redução necessária para o equilíbrio da exploração.

As consultas externas vão manter o mesmo valor e as de enfermagem de outros profissionais de saúde sofrem apenas um corte de um euro, passando dos 16 para os 15 euros.

Os internamentos em serviços de medicina física e de reabilitação vão também sofrer um corte para quase metade: dos 408 para os 213,65 euros.

 O SAP (Serviço de Atendimento Permanente) baixa ainda de 36 euros para 30 euros e serviço domiciliário passa de 42 euros para 34,48 euros.

No caso de doentes internados em serviços, departamentos ou hospitais de psiquiatria e saúde mental os 85 euros diários passam para 73,70 euros.

 SNS quer um alargamento do horário de atendimento

 Funcionamento até às 22.00 e ao sábado. A medida já está em curso, confirmou ontem o secretário adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa.

“É um processo silencioso, do qual muitas vezes as pessoas não se apercebem. Já há muitos hospitais e centros de saúde com horário alargado. A ideia é, tão breve quanto possível, desde que tenhamos os recursos humanos necessários, tornar isso a regra para o Serviço Nacional de Saúde”, disse.

Segundo o Diário de Notícias, Alexandre Lourenço, vogal do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, assegurou que a medida “vai avançar e estará prevista nos planos estratégicos dos hospitais”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s