Nacional

Matemática: mais liberdade para os professores

O novo Programa de Matemática para o ensino básico foi apresentado pelo Ministério da Educação e entrou, esta terça-feira, em discussão pública. Ainda assim, a versão final só será conhecida em Junho e entrará em curso no próximo ano letivo 2013/2014.

Memorizar vai ser palavra de ordem (Fotografia de: www.fetems.org.br )

Memorizar vai ser palavra de ordem
(Fotografia de: http://www.fetems.org.br )

Nuno Crato, do Ministério da Educação e Ciência (MEC), acredita que o novo Programa de Matemática é “moderno, mais exigente, curto, direto e claro”, citou o jornal i.

Só a 11 de junho se saberá qual a versão final do documento. Ainda assim o ministro garantiu que o programa vai começar a ser aplicado já a partir do próximo ano letivo.

Ao contrário do atual programa, formulado em 2007 pela tutela de Maria de Lurdes Rodrigues, ex-ministra da Educação, este programa oferece mais “liberdade metodológica aos professores” para ensinarem de acordo com “a sua experiência, as suas técnicas e a sua sala de aula”.

Quanto aos conteúdos, foram organizados por cada ano do percurso escolar de um aluno, do 1º ao 9º ano, repartidos entre os três ciclos do ensino básico.

Menos máquinas calculadoras nas aulas

Este novo Programa aposta numa maior capacidade de memória por parte dos alunos.  Nuno Crato, que sempre foi um crítico do uso da calculadora nos primeiros anos de escolaridade, admitiu que o novo Programa “continua a promover o uso da calculadora”, mas não é tão facilitador como o anterior, avançou o Público.

Crato defendeu a necessidade de se imporem “limites” ao uso destes aparelhos e, nesse sentido, a importância da memorização vai ser ponto chave neste Programa. Os objetivos de aprendizagem passam, por exemplo, por no 2º ano saber de cor as tabuadas do 2, 3, 4, 5, 6 e do 10 e no 3º ano saber a dos 7, 8 e 9.

Quanto aos problemas, espera-se que sejam menos contextualizados e mais concretos, para que os alunos não se percam com “enunciados muito palavrosos”.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s