Fora do jogo

Jesus o Salvador

Jorge Jesus conquistou 4 troféus em 4 anos e luta por mais  3 títulos (Fonte:futelbrutal.blogspot.com)

Jorge Jesus conquistou 4 troféus em 4 anos e luta por mais 3 títulos
(Fonte:futelbrutal.blogspot.com)

Foi hoje anunciado que Luís Filipe Vieira vai avançar com uma proposta de renovação de contrato com Jorge Jesus por mais 2 temporadas.

Se será positiva ou não a resposta do treinador de 58 anos, não sei, mas pode-se dizer que mesmo sem se ter ganho muita coisa com Jorge Jesus ao comando, a equipa encarnada pode-se dar por satisfeita por tê-lo tido durante 4 épocas.

1 Campeonato Nacional e 3 Taças da Liga foram os troféus que, ao longo das 4 épocas, o Benfica alcançou, estando actualmente a lutar por mais três: campeonato nacional, Taça de Portugal e Liga Europa.

Na realidade, acredito que esta renovação esteja relacionada com o desempenho da equipa, que esteve em alta durante esta temporada.  Mesmo assim considero que é uma boa aposta, já que para além dos troféus,  Jorge Jesus conseguiu adaptar jogadores a outras posições que, inicialmente, não tinham capacidade suficiente para as fazer. Falo de Fábio Coentrão, atualmente no Real Madrid, e mais recentemente de Melgarejo, que mesmo tendo como base a posição de defesa esquerdo, no início da temporada deixava muito a desejar.

Estas trocas de posições foram bem-sucedidas e a equipa cresceu conseguindo assim render alguns milhões de euros com isso, quer na venda de jogadores, quer em presenças europeias.

E a junção desses factores fez com que a equipa do Benfica em 4 épocas subisse 4 lugares no Ranking da UEFA alcançando o 10º posto dos melhores clubes da Europa.

Com estas provas, acho que é mais que merecida a renovação do treinador, mesmo com a contestação de alguns adeptos do clube, que preferiam que Jorge Jesus abandonasse o clube. A verdade é que se Jorge Jesus sair, o clube encarnado vai ter bastantes dificuldades a encontrar um treinador que os satisfaça, Jorge Jesus pode não ter dado campeonatos em todas as épocas que esteve no Benfica, mas garantiu, pelo menos, um troféu…  algo que muitos clubes não conseguiram. Sim, o treinador Jorge Jesus é conhecido, pelos adeptos, por gostar de “inventar” e, por causa disso, é acusado de ter perdido o campeonato e a Liga Europa o ano passado, mas de certa forma o treinador até está correcto, ele quer surpreender os adversários que sabe que lhe podem provocar danos graves na luta em qualquer competição. Pode não lhe ter corrido bem, mas não considero que seja justificação para ser posto fora do clube, tal como Luís Felipe Vieira também deve achar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s