Em Foco

Americanisses

2

Os cidadãos portugueses vivem e são bombardeados diariamente com tudo o possível e imaginário, no que a “americanisses” diz respeito. Desengane-se quem julga que é só a famosa companhia de hamburgueres Mc’Donalds a responsável por este fenómeno que ganha, nos dias que correm, proporções inimagináveis.

Desde os novos bancos do metro, americanos, até ao nosso fascínio pelas marcas, americanas, passando pelo consumo exaustivo de séries e filmes…. também americanos, temos tendência para seguir tudo o que é feito do outro lado do Atlântico.

Se Portugal é o país de “Fado, Fátima e Futebol”, para nós portugueses, os Estados Unidos são o país de “Mc’Donalds, NBA, Nike e Hollywood”. Quem não se lembra por exemplo do início da década de 90 em Portugal onde todos os jovens entre os 12 e os 18 anos tinham um boné dos Chicago Bulls? E os grandes rádios ao ombro? Os grupos de amigos adolescentes tinham sempre um na praia… Mas estas eram as americanisses do antigamente…

tumblr_meom6wcRgA1rgaw2lo1_500

(foto: tumblr)

radio de pilhas_thumb[1]

(foto:tumblr)

Hoje em dia a procura é outra. Questionados 50 jovens entre os 14 e os 20 anos sobre “qual é a primeira marca americana que tem vem à cabeça?” as respostas são muito claras. A Nike domina o mercado, e é provavelmente a “americanisse” mais vendida em Portugal, se excluirmos o mercado tecnológico.

Segundo o sociólogo Gonçalo Marques, as pessoas preferem muitas vezes produtos estrangeiros “uns porque são realmente melhores, mas na maioria dos casos, porque não há alternativa”. O “marketing agressivo que é feito, especialmente num país como Portugal, onde poucos produtos são produzidos” tem ainda mais significado.

1

Maria Teixeira – Sobrinha dos proprietários da Liberty American Store

Para satisfazer algumas dessas vontades e desejos, que para muitos, apenas estão ao alcance, num qualquer filme, surge em Portugal a Liberty American Store. Maria Teixera, sobrinha dos proprietários confessa “que a galinha da vizinha é melhor que a minha”, e que “as séries e filmes americanos fizeram a publicidade toda por eles”.

Conheça este pequeno cantinho americano, na cidade de Lisboa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s