Nacional

Troika vai embora sem fechar sétima avaliação

Até o Governo avançar com os cortes de mais de quatro mil milhões de euros, a Troika não vai fechar a sétima avaliação e adiou a tranche de dois mil milhões de euros pedida pelo Governo.

Troika esteve uma semana em Portugal mas não fechou negociações (Fonte:ouropel.blogspot.com)

Troika esteve uma semana em Portugal mas não fechou negociações
(Fonte:ouropel.blogspot.com)

Os responsáveis da Troika vieram a Portugal tentar encontrar uma solução para compensar o buraco de 1.300 milhões de euros, criado pelo chumbo do Tribunal Constitucional (TC), que disse “não” a quatro medidas incluídas no programa do Orçamento de Estado para este ano.

No entanto, Fundo Monetário Internacional (FMI), Comissão Europeia e Banco Central Europeu (BCE), que estavam em Portugal desde o dia 15 de abril, partiram sem concluírem a reavaliação, segundo um comunicado do FMI, citado pelo Jornal de Negócios.

No mesmo documento lê-se que Bruxelas “as discussões vão continuar com o objetivo de assegurar atempadamente a conclusão da sétima avaliação.”

Os elementos da Troika falaram, esta quinta-feira, em consenso político. O mesmo dia em que Miguel Poiares Maduro, ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, repetiu essa mesma ideia por oito vezes na conferência de imprensa na qual foram divulgadas as conclusões do Conselho de Ministros.

Maio – mês de todas as decisões

Maio passa, então, a ser o mês de todas as decisões. Só nessa altura se saberá se a oitava tranche de dois mil milhões de euros, que deveria ter sido libertada na sétima avaliação, será concedida a Portugal.

Também em meados de Maio vai ser apresentado, em detalhe, o Orçamento Retificativo, ontem discutido em Conselho de Ministros.

Leia ainda: O regresso dos subsídios – conclusões do Conselho de Ministros

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s