Em Foco

Cães e autistas: simbiose perfeita

A terapia com cavalos é uma das mais conhecidas para ajudar pessoas autistas. Aliar os cães aos cavalos é a última aposta de algumas associações portuguesas que veem estes animais como uma valiosa ajuda para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos doentes.

“Atrevo-me a dizer que as crianças são as que mais aproveitam as terapias assistidas com cães. A maioria das pessoas não imagina que os cães valorizam muito mais a nossa linguagem corporal do que os próprios comandos verbais e este é, também, o sistema de compreensão do autista.” Raquel Pacheco é presidente da associação ‘Cães Amigos’. Há três anos, tirou o curso de Terapias e Atividades Assistidas por Animais e, desde essa altura, que faz dessa profissão a sua vida.

“Sempre gostei muito de áreas ligadas às terapias, por exemplo, a fisioterapia. O facto de gostar de ajudar os outros sempre esteve presente. Aliar uma paixão de há muitos anos (os cães) com esta possibilidade não me fez hesitar”, confessou  Raquel, numa entrevista dada por e-mail.

A terapia assistida por animais traz vantagens a pessoas com doenças mentais e motoras. Em Portugal estão a ser dados os primeiros passos na utilização deste tratamento em doentes autistas.

Cães Amigos

Cães Amigos – Raquel Pacheco é presidente da associação e dá sessões de terapia

O cão como melhor terapia – benefícios do tratamento

“É difícil abrir mentalidades, o que de resto é normal no povo português, mas a verdade é que à medida que vamos mostrando as mais valias do tratamento, é raro que não se fique impressionado”, adianta Raquel Pacheco.

Fisiologicamente, o contacto com os animais faz diminuir a pressão arterial, baixando, assim os níveis de stress. Novas pesquisas garantem que produzimos mais neurotransmissores como a oxitocina e a dopamina, que reduzem os níveis de cortisol, de ansiedade, depressão e os comportamentos agressivos. Ora, quando interagimos com cães, o nosso organismo está a responder a sinais fisiológicos.

Além disso, os cães ajudam a desenvolver capacidades cognitivas e comportamentais, aumentam a autoestima, a confiança e a segurança e são uma mais-valia na socialização e integração sensorial.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Na nossa perspetiva o balanço é positivo. Se dissermos que há 2 anos, quando comecei, ninguém nos abria a porta nem nunca tinham ouvido falar em terapia com cães…” Raquel Pacheco, ‘Cães Amigos’.

 Os heróis da casa

A Sara e o Skip são os dois cães labrador que sabem, melhor do que ninguém, como estabelecer vínculos com pessoas autistas. A Tekas e o Smile são outros dois cães que estão a ser treinados para participar nas terapias.

A ‘Cães Amigos’ trabalha com 12 crianças por semana, faz demonstrações em instituições e ações de sensibilização com crianças com necessidades educativas especiais.

Numa sessão, as atividades são dirigidas pelos terapeutas ou professores de educação especial. Raquel Pacheco e os restantes colaboradores, treinam o cão para que possa participar nas atividades delineadas pelo terapeuta.

Os pais também acreditam nesta aposta

A APEE Autismo – Associação de Pais e Encarregados de Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo – é formada por pessoas que, mais do que ninguém, querem o melhor para as crianças e jovens autistas: os pais.

Fernando Azevedo, presidente da associação, acredita que esta terapia é “mais uma ferramenta” que “terá de ser conjugada com os restantes apoios” para que, assim, se torne numa “mais-valia com sucesso”.

A APEE Autismo luta pelo ensino inclusivo e pela melhoria das condições de vida destes doentes. Para além das terapias assistidas com animais, desenvolvem várias atividades e eventos ao longo do ano como caminhadas, aulas de surf, equitação adaptada, sessões de esclarecimento, conferências, workshops e reuniões de partilha. Têm ainda um Serviço de Apoio à Integração Social e um Serviço de Apoio à família nas interrupções letivas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Continuaremos a ter estas terapias na associação pois acreditamos que são uma mais-valia para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens.” Fernando Azevedo, APEE Autismo

De norte a sul do país

O vínculo criado entre criança e animal é único

O vínculo criado entre criança e animal é único

A ‘Cães Amigos’ e a APEE Autismo têm sede no norte do país, em Gaia e no Porto, respetivamente.

Na zona sul, a ‘No Stress Team’, criada em 2005, é uma das associações que também desenvolve estas terapias. Paula Moreira é a presidente e há três anos começou a apostar neste tipo de tratamento, com a ‘Terapia No Stress’.

Trabalha em seis escolas, com vários grupos de jovens e crianças mas também faz sessões particulares, tem a seu cargo cerca de 60 crianças. Paula Moreira assegura que os exercícios variam consoante o estado de espírito dos autistas.

Outros heróis

A ‘Terapia No Stress’ trabalha com seis cães de várias raças: Fiona, Ziva, Vicky, Ruby, Happy e Rafa são os animais que ajudam nas terapias.

“Vale sempre a pena apostar seja no que for, desde que seja feito um trabalho sério e verdadeiro. Não é, de todo, uma área para qualquer pessoa, tem de ser feito com muito amor, carinho e dedicação. Mas qualquer coisa que melhore a qualidade de vida destas crianças vale a pena”, confessou Paula Moreira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os cães chegam e entram naturalmente no mundo deles, com uma facilidade impossível para nós…” Paula Moreira, ‘No Stress Team’

O que reserva o futuro?

As três associações salientam que um maior apoio das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia seria uma grande ajuda para o desenvolvimento das Terapias Assistidas com Animais (TAA).

Raquel Pacheco adianta, ainda, a falta de estudos científicos com parâmetros de medida, de forma a comprovar que a presença dos cães é, realmente, uma terapia complementar positiva e uma mais-valia no tratamento.

Destaca, também, a falta de um espaço e de material de psicomotricidade necessário nas terapias.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s