Nacional

Portugal aumentou o número de vendas de automóveis

O setor automóvel na Europa caiu 9,8 % no primeiro trimestre do ano. Portugal, Reino Unido e Estónia foram os países em que aumentaram o número de vendas.

A indústria automóvel, nos primeiros três meses do ano, teve uma quebra nos veículos ligeiros de passageiros na Europa na ordem dos 9,8 %, para os 2,9 milhões de carros, em comparação com o mesmo período de 2012. Apesar disso, Portugal está está entre os únicos quatro mercados que viram as vendas aumentar entre Janeiro e Março, apesar da diminuição de 0,3% registada neste último mês.

Segundo os dados divulgados, nesta quarta-feira, pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla francesa), o mercado nacional conseguiu distinguir-se da média da União Europeia (a 27) e aumentou as vendas 2,7%, a terceira maior subida.

Portugal foi o terceiro país com o melhor aumento com 2,7 %. À sua frente ficou a Estónia, onde se comercializaram mais 16,2 % de veículos. Em segundo lugar segue-se o Reino Unido que resiste às quebras e vendeu mais 9,8%.

Devido à crise financeira, o setor automóvel arrancou os primeiros meses do ano com sinais negativos. A marca mais afetada é a Ford, que vendeu menos de 20 % de veículos neste primeiro trimestre (219.453). Seguiu-se a japonesa Toyota, com menos 17,6% (127.827) e a francesa PSA Peugeot Cintroen (-15,3%, para 338 mil carros). O grupo Volkswagen, que mais vende na Europa com as marcas Volkswagen, Audi, Seat e Skoda, não conseguiu sair ileso e desceu 7,5%, para um total de 723.075 automóveis comercializados.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s