Internacional

Explosões em Boston podem ter tido mão terrorista

O FBI está a investigar a possibilidade de este ser mais um ataque terrorista. Barack Obama pediu um reforço de segurança e garantiu ontem à noite, poucas horas depois das explosões, que os responsáveis pelo atentado na corrida de Boston “sentirão o peso total da justiça.”

Três mortos e pelo menos 176 feridos, 17 em estado crítico, é o balanço  (Fotografia de: www.voaportugues.com)

Três mortos e pelo menos 176 feridos, 17 em estado crítico, é o balanço
(Fotografia de: http://www.voaportugues.com)

O FBI admitiu, esta segunda-feira, que a investigação às explosões de ontem vai passar a uma “escala global” e não descartou a possibilidade de haverem “ligações terroristas”. A CIA já está, também, a colaborar na investigação.

Duas bombas artesanais, carregadas de estilhaços de metal, explodiram na zona da meta da maratona de Boston. Já foram consideradas como o pior ataque à bomba em solo americano desde o 11 de setembro de 2001.

Três mortos e pelo menos 176 feridos, 17 em estado crítico, é o balanço de mais um ataque nos Estados Unidos. Um dos mortos era um rapaz de oito anos que se tinha despedido do pai, que participava na corrida, pouco tempo antes.

Ao longo do dia de hoje, a segurança foi reforçada mas a cidade esteve “aberta e a funcionar”, avançou o Público.

Esta terça-feira, Obama fez uma curta declaração ao país, mostrou-se condolente com as vítimas e elogiou o “heroísmo” dos “maratonistas que continuaram a correr até aos hospitais para dar sangue, (das) pessoas que rasgaram as suas roupas para fazer torniquetes e assistir os feridos”, citou o Público.

A portuguesa Dulce Félix, que participou na maratona, e a sua comitiva estavam próximos do local mas nenhum dos elementos ficou ferido.

 

Europa em estado de alerta

A Maratona de Boston é um dos principais eventos desportivos da América, com quase 27 mil corredores e dezenas de milhares de espectadores.

No domingo realiza-se, em Londres, a segunda mais importante maratona do mundo. A polícia está em alerta e com dispositivo reforçado.

Segundo o Público, também em Paris foi decretado um “reforço da presença de patrulhas”.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s