Internacional

«Basta» ao conflito na Síria

O conflito armado na Síria entre os sunitas e os alauitas já fez em dois anos, 70 mil mortos e mais de cinco milhões de desalojados.

O conflito que atualmente atinge a Síria tem origem em várias vertentes. Sendo a religião um dos fatores mais influentes. A Síria é composta por vários grupos étnicos e religiosos. Cerca de 75 % da população síria é sunita, mas o regime implantado solidamente está nas mãos da minoria alauita, um ramo do Islão xiíta, cujo fiéis constituem cerca de 10 % da população. O conflito é uma luta de poder entre os sunitas, que formam a esmagadora maioria da oposição, e os alauitas que temem o que lhes poça acontecer caso o regime caia.

Em apenas dois anos, o conflito armado da Síria já fez mais de 70 mil mortos e mais de cinco milhões de desalojados. Alguns diretores de cinco agências humanitárias das Nações Unidas em comunicado, nesta terça-feira, exclamam que « basta», apelando à comunidade internacional para que ponha um fim definitivo ao conflito.

 De acordo com as palavras dos dirigentes das Nações Unidas «Nós, os dirigentes dos organismos das Nações Unidas encarregados de fazer frente aos custos humanos desta tragédia, fazemos um apelo aos dirigentes políticos para que cumpram com as suas responsabilidades perante o povo da Síria e o futuro da região», declaram os cinco diretores da Organização de Coordenação dos Assuntos Humanitários, Valerie Amos, da UNICEF, Anthony Lake, do Programa Alimentar Mundial, Ertharin Cousin, do Alto Comissariado para os Refugiados, António Guterres, e da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s