Nacional

Luís Filipe Menezes não poderá candidatar-se à Câmara do Porto

A decisão do Tribunal Cível do Porto teve lugar depois do movimento Revolução Branca (MRB) ter interposto sete ações populares contra o candidato.

O autarca é membro do Conselho de Estado desde 2011 (Fonte: http://cache02.stormap.sapo.pt/)

O autarca é membro do Conselho de Estado desde 2011
(Fonte: http://cache02.stormap.sapo.pt/)

“Prevenir a concretização de candidaturas  ilegais” é o objetivo do MRB, que no passado dia 14 de Fevereiro interpôs sete ações para impedir a candidatura do autarca do PSD Luis Filipe Menezes à Câmara de Lisboa.

Menezes havia anunciado a sua candidatura em Setembro do ano passado. Em entrevista à SIC, disse que “Estamos numa altura do país em que é preciso transparência, frontalidade  e coragem. A minha decisão é irrevogável e aproveito para dizer aos portuenses,  da cidade onde vivo há 40 anos, que amo muito e para a qual acho que tenho  boas ideias e bons projetos, de que vou ser candidato à câmara do Porto.”

A candidatura foi aprovada em Outubro, tendo a Comissão Nacional de Eleições deliberado em Novembro que, segundo a lei, o presidente de uma autarquia não pode cumprir mais de três mandatos consecutivos se aplica apenas na mesma autarquia.

O MRB já havia conseguido, a 18 de março, que o Tribunal Cível de Lisboa impedisse Fernando Seara de se candidatar à Câmara de Lisboa, como forma de evitar a perpetuação de cargos” políticos e que  um autarca possa andar “a saltar de câmara em câmara”.

Ambos os candidatos ficam assim impedidos de se candidatar às respetivas Câmaras por agora, tendo entretanto o PSD recorrido da decisão do Tribunal Cível de Lisboa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s