Nacional

Troika regressa hoje a Portugal

A Troika volta esta segunda-feira a Lisboa para discutir os cortes na despesa pública e as alternativas às normas orçamentais chumbadas pelo Tribunal Constitucional.

O chumbo do TC obrigou a Troika a uma visita de emergência (Fotografia de: centroparoquialgondar.blogspot.com)

O chumbo do TC obrigou a Troika a uma visita de emergência
(Fotografia de: centroparoquialgondar.blogspot.com)

A reforma do Estado em 2014 vai estar sobre a mesa das negociações que são retomadas esta segunda-feira. Os representantes da Troika voltam a Lisboa para discutir pormenores daquele que é já o sétimo exame do programa de ajustamento.

Compensar o buraco de 1326 milhões de euros no Orçamento de Estado (OE), criado pelo chumbo de quatro normas pelo Tribunal Constitucional (TC), é a prioridade do Governo português.

Na missiva enviada pelo primeiro-ministro à Troika, pode ler-se que “cerca de 600 milhões de euros de poupanças serão conseguidas com reduções de despesa nos ministérios e outros 600 milhões serão totalizados em medidas previstas para 2014 que serão antecipadas para este ano”, avançou o Público.

Esta carta será o ponto de partida das negociações, nas quais Pedro Passos Coelho pretende apresentar medidas de aproximação da legislação laboral e dos sistemas de pensões dos setores público e privado.

A reunião entre o Governo português e os peritos da Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu foi convocada de emergência, motivada pela necessidade de encontrar alternativas ao chumbo do TC.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s