Internacional

Primeira mulher no mundo com útero transplantado está grávida

Derya Sert está grávida de duas semanas (Fonte: morguefile por veggiegretz)

Derya Sert está grávida de duas semanas
(Fonte: morguefile por veggiegretz)

Derya Sert, uma turca de 22 anos, foi a primeira mulher no mundo a receber um útero de uma dadora morta há dois anos, com sucesso. Este caso que é descrito como um “milagre médico” desde Agosto de 2011,teve um novo avanço, Derya está grávida de duas semanas após a implantação de embriões, cerca de 18 meses depois do transplante, de forma a garantir que o órgão continuava a funcionar.

Segundo as análises feitas, no seguimento da fertilização in vitro no Hospital da Universidade de Akdeniz, na província de Antalya, no Sul da Turquia o director clínico Mustafa Unal informou a gravidez por escrito, acrescentando que a paciente “está muito bem”.

A mulher nasceu sem útero (acontece a uma em 5.000 mulheres em todo o mundo), e em Agosto de 2011 tornou-se a segunda mulher no mundo a receber um transplante de útero de uma dadora morta, e a primeira com sucesso. Em 2000, na Arábia Saudita, esta operação foi feita pela primeira vez, com um dador vivo. O transplante falhou depois de 99 dias, e o órgão foi retirado pelos médicos.

Vários embriões foram implantados no útero de Derya Sert, depois de terem sido fecundados in vitro pelos espermatozóides do marido. O parto deverá ser por cesariana e o útero  será retirado alguns meses depois do nascimentos, de forma a evitar complicações e o risco de rejeição do órgão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s