Internacional

Maduro vence eleições com 50,66% dos votos

Nicolás Maduro é o novo Presidente da Venezuela, com 235 mil votos de vantagem sobre o adversário Henrique Capriles que não reconheceu os resultados e exigiu uma nova contagem dos votos. Os resultados foram divulgados na madrugada desta segunda-feira.

Nicolás Maduro sucede a Chávez que faleceu a 5 de março deste ano, vitima de cancro (Fotografia de: www.globalpost.com)

Nicolás Maduro sucede a Chávez que faleceu a 5 de março deste ano, vitima de cancro
(Fotografia de: http://www.globalpost.com)

O novo Presidente da Venezuela é aquele que foi indicado por Hugo Chávez como seu sucessor: Nicolás Maduro. Segundo dados da comissão eleitoral, o candidato do “chavismo” venceu as eleições com 235 mil votos a menos do que o seu opositor, Henrique Capriles.

A diferença percentual é mínima: 50,66% de votos para Maduro e 49,07% para Capriles, que não aceitou os resultados e exigiu uma nova contagem.

“Não vamos reconhecer nenhum resultado até que cada boletim de voto dos venezuelanos seja recontado, um por um”, disse o candidato da oposição. E continuou: “o derrotado é você e o seu Governo, senhor Maduro. Eu não compactuo nem com mentira nem com corrupção”, citou o El País.

Em resposta, Nicolás Maduro garantiu que “hoje podemos dizer que tivemos uma vitória eleitoral justa, legal e constitucional.” O “filho de Chávez”, como é conhecido, disse ainda que esta vitória é uma homenagem ao antigo Presidente venezuelano que se manteve no poder durante 14 anos.

Perante isto, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) vai fazer uma auditoria para confirmar ou desmentir as acusações da oposição. Se os resultados se mantiverem, Nicolás Maduro tomará posse a 19 de abril e estará no Governo até 2019.

Estas eleições antecipadas foram convocadas após a morte de Hugo Chávez, que tinha sido reeleito em outubro de 2012. Segundo o Público, são as primeiras desde 1999 nas quais o antigo Presidente não participa e em que a diferença entre os candidatos é tão pequena.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s