Nacional

Moody’s diz que bancos portugueses vão precisar de mais capital e Lagarde diz que podem fechar

No mesmo dia em que a Moody’s anuncia que bancos portugueses vão precisar de mais capital, Christine Lagarde, diretora-geral do FMI, afirmou que a zona euro deve preocupar-se em continuar a limpar o sistema financeiro, e que não deve ter medo de fechar bancos.

“Em particular na periferia, muitos bancos ainda estão numa faze precoce de reparação – sem capital suficiente e com demasiados maus créditos nos seus balanços” disse Lagarde num discurso feito no Clube Económico de Nova Iorque.

A directora-geral do FMI disse também que a “canalização está entupida” e que por toda a “periferia europeia o crédito contraiu 5% desde o começo da crise, atingindo pequenas e médias empresas com particular impacto”. Dirigiu-se também à Alemanha de Angela Merkel, sublinhando que a zona euro precisa de soluções políticas colectivas, como uma “recapitalização directa pelo Mecanismo Europeu de Estabilização de bancos em dificuldades que criem implicações sistémicas”. “Para além disso, a zona euro precisa de uma união bancária real para fortalecer as fundações da união monetária”, declarou Lagarde.

BCP, BPI e Banif são os três bancos apontados pela Moody’s, que já recorreram aos 12 mil milhões de euros da “troika”, e que podem vir a precisar de mais capital, ou seja o Estado poderá ter de injetar mais dinheiro nestes bancos. A principal analista de banca da agência de rating Moody’s, Pepa Mori disse que, segundo as contas da Moody’s, os bancos vão precisar de oito mil milhões de euros, disse a responsável à Lusa.

“Na nossa perspetiva não esperamos que uma normalização dos mercados de capitais aconteça a curto prazo para os bancos portugueses”, afirmou ainda a analista, que admitiu que com a crise no Chipre, pode voltar a colocar entraves ao regresso definitivo de Portugal aos mercados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s