Eco

Introduza o dinheiro

Uma realidade que nos é bastante próxima e de uma maneira subtil se integra no nosso dia-a-dia, são as chamadas máquinas de pagamento automático. Não me refiro às caixas multibanco porque julgo que ninguém questiona a utilidade de um cartão que nos permite pagar serviços ou levantar dinheiro em qualquer horário, além de nos permitir não trazer quantidades alargadas de dinheiro vivo na carteira, mas refiro-me sim, a todo um conjunto de equipamentos tecnológicos que convivem connosco com a maior regularidade.

Vejamos: as portagens, a compra de títulos, os pagamentos de estacionamento, a aquisição de produtos de supermercado, de bens alimentares ou de cafetaria, são desde já uma ampla lista onde a tecnologia esta bem visível. Não existem dúvidas que a sociedade beneficia de vantagens, principalmente no fator tempo, mas agora pergunto, que desvantagens podem estar associadas a estas tecnologias de pagamentos automáticos?

Uma grande desvantagem é que o relacionamento humano passa a ser substituído por uma máquina, supomos o seguinte caso, vamos tomar o nosso café habitual e estamos habituados a uma palavra de simpatia por quem nos presta esse serviço. Agora passamos a encontrar uma máquina de tecnologia avançada, onde introduzimos uma moeda e o café é servido mecanicamente. Onde está o diálogo humano que cativa os clientes? E os talões, recibos ou comprovativos de compra das máquinas de serviço, aquando adquirimos um produto? A ideia é fugir aos impostos mas estão-nos a privar ao direito do comprovativo de transação de bens e serviços.

Acredito que muitas destas máquinas nasceram numa perspetiva de reduzir custos na mão-de-obra (mais desemprego), o que vai proporcionar aumentos do lucro na empresa.

 

Perante este complexo binómio, vantagens/desvantagens, creio que a humanidade beneficia, se aproveitar as vantagens de forma direta, vendo nas desvantagens uma forma de evolução científica e também um alargamento do conhecimento e da inteligência da mente humana.

 

Andreia Rodrigues

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s