Nacional

Idade da reforma pode subir para os 67 anos

Idade de reforma aumenta mais dois anos (Fonte:dinheirovivo.pt)

Idade de reforma aumenta mais dois anos
(Fonte:dinheirovivo.pt)

Após o chumbo do Tribunal Constitucional às medidas do Orçamento de Estado apresentadas pelo governo, Vítor Gaspar, ministro das Finanças, pretende agora cortar 600 milhões de euros nas despesas do Estado.

Uma das possíveis medidas é o aumento para 67 anos a idade da reforma.

De acordo com a “TVI24” os ministros têm um período de duas semanas para decidir que cortes orçamentais vão realizar. Este tempo vai ser divido por duas fases, na primeira fase o Conselho de Ministros vai discutir as medidas propostas, a segunda fase será já o restruturamento dos cortes na despesa em conjunto com a Troika.

Outras medidas que Vítor Gaspar pode vir a colocar em prática são os cortes em algumas prestações sociais e subsídios, numa altura em que o governo tenciona aumentar o período de trabalho até aos 67 anos, mais 2 anos do que a catual idade da reforma.

Numa altura em que o país está cada vez mais envelhecido, o governo aposta nos em alargar o período de trabalho no desenvolvimento do país.

De acordo com os dados publicados pelo INE em 2011, em Portugal existem 542.716 pessoas com idade entre os 65 e 69 anos.

Supondo que metade desse numero já ultrapassou os 67 anos, podemos dizer que pode existir 271.358 pessoas que podem vir a alargar o seu período de trabalho. E que 12.8mil pessoas a partir dos 55 anos de idade estão desempregadas, de acordo com um estudo realizado em 2012, isto indica que será possível o governo  alcançar cerca de 258.558 mil pessoas que possam estar capacitadas para trabalhar aos 67 anos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s