Internacional

Chipre vende ouro para pagar dívida

O Chipre prepara-se para vender 400 milhões de euros em ouro da sua reserva. Irão os países sob resgate financeiro copiar esta medida cipriota?

file7991241798017

Chipre é o primeiro país a vender ouro para pagar resgate
(foto: morguefile por alvimann)

Segundo o Financial Times, o Chipre precisará com esta medida, de arranjar apenas 600 milhões de euros para cobrir o resgate pedido ao Fundo Monetário Internacional. É a primeira vez na história que um país que atravessa uma crise e está a passar por um processo de resgate financeiro, recorre à venda de ouro para minimizar o pagamento da dívida.

Muito se tem falado em Portugal, se essa não seria a solução mais simples, rápida e indolor para o pagamento do resgate financeiro. No entanto, o país nos últimos 40 anos reduziu a sua reserva mais de 50%, de 818,3 toneladas para cerca de 380 tons, e segundo um artigo do professor do ISEG, Jorge Landeiro de Vaz, “a este ritmo, dentro de 14 anos, não haverá ouro no Banco de Portugal”.

Era uma vez um ouro…

A compra e venda de ouro tiveram ao longo da história diversas razões de acontecer, que dependeram em muito das condições geográficas e financeiras dos países.

Em Portugal por exemplo, foi necessária a venda de uma parte da reserva nacional de ouro, durante a crise de 80, para comprar trigo e petróleo. Mas o que leva os países, hoje em dia, a vender e comprar esta matéria-prima que para muitos, tem uma importância reduzida? E qual a necessidade de ter reservas tão grandes?

A China foi um dos grandes compradores de ouro da última década. Os chineses justificam esse investimento com o “alargar o leque de reservas disponíveis”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s