Nacional

MobiPag: comece a pagar as contas com o telemóvel

O MobiPag é um sistema para pagamentos, de valor reduzido, através do telemóvel. O projeto foi desenvolvido por portugueses ao longo de dois anos e meio e teve um investimento de aproximadamente 2,1 milhões de euros, financiado pelo QREN. Vai, esta tarde, ser apresentado no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.

Contas até 20 euros podem ser pagam com o telemóvel, desde que a app esteja instalada(Fotografia de: www.gsd.inesc-id.pt)

Contas até 20 euros podem ser pagam com o telemóvel, desde que a app esteja instalada
(Fotografia de: http://www.gsd.inesc-id.pt)

Da parceria entre três instituições universitárias, empresas, operadores de telecomunicações e a banca resultou o MobiPag, um sistema que permite aos utilizadores fazerem pagamentos através do telemóvel.

Para isso, é necessária a instalação da aplicação do MobiPag no telemóvel do vendedor e do comprador. O objetivo é facilitar as compras de valor reduzido, cujo limite ronda os 20 euros.

Esta tecnologia permite, ainda, reduzir os custos que os terminais para cartões bancários têm para quem vende. Porém, a aplicação só funciona com equipamentos de sistema operativo Android que integrem a tecnologia de comunicação a curta distância – NFC (Near Field Communication). O consumidor tem, também, de instalar no cartão SIM do telemóvel uma espécie de cartão bancário virtual, que está associado a uma conta, da qual sai o dinheiro quando é feito um pagamento. Para criar este cartão virtual é necessário falar com o banco e o operador de comunicações de que o utilizador é cliente.

Carlos Ribeiro é professor no Instituto Superior Técnico de Lisboa e, em entrevista ao Público, explicou: “Em vez de comprarem um terminal para a leitura de cartões, os comerciantes precisam apenas de instalar a aplicação no telemóvel. Para além disto, a plataforma disponibilizará alguns serviços adicionais, como a gestão de stocks e a possibilidade de sistemas de atribuição de pontos aos clientes em função das compras que fazem.”

Parcerias

Do consórcio que desenvolveu a ideia fazem parte as empresas tecnológicas Cardmobili, Creativesystems, Multicert e Wintouch e a Portugal Telecom Inovação, a Universidade do Minho, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e, ainda, o Instituto Superior Técnico. Para além disso, também os CTT, a SIBS (empresa que gere o Multibanco), os bancos Millenium BCP, o BES, o BPI e a Caixa Geral de Depósitos, a MasterCard Europa e a Visa Europa e as operadoras Vodafone, Optimus e TMN fizeram parte da parceria.

O investimento foi financiado pelo QREN (Quadro de Referência Estratégica nacional), num projeto que custou cerca de 2,1 milhões de euros.

O MobiPag está numa fase final de desenvolvimento mas ainda são precisos testes mais alargados para que, depois disso, a tecnologia esteja pronta a entrar no mercado.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s